A decisão da Federação Paulista de escalar a árbitra Edina Alves Batista para o clássico entre São Paulo e Santos incomodou a equipe da baixada santista. Na noite da segunda-feira (12), o time divulgou um comunicado em que pede “retidão e imparcialidade” por parte da arbitragem.
O anúncio tem em vista o ocorrido em uma partida também contra o São Paulo, no Campeonato Paulista 2022, quando o Santos perdeu o clássico na Vila Belmiro com Edina no comando da arbitragem. Na época, a Federação Paulista de Futebol admitiu que a equipe de árbitros errou ao não marcar dois pênaltis na partida, em cima de Ângelo e Marcos Leonardo.
Essa não é a primeira vez em que a diretoria do clube contesta a escalação da juíza em partidas desde o caso. Em 2023, a equipe santista também criticou a presença da árbitra na partida contra o Corinthians, também pelo Campeonato Paulista, e citou “erros capitais” cometidos no passado.
Leia a nota divulgada pelo Alvinegro Praiano:
“Sobre a escolha da árbitra Edina Alves para apitar o clássico São Paulo e Santos no Morumbi, o Santos FC respeita a decisão da Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol, espera que graves erros cometidos pela árbitra no passado tenham servido de reflexão e aprimoramento em seu nível técnico para poder conduzir com seus auxiliares um jogo tão importante da primeira fase do Campeonato, sem prejuízo ao espetáculo, para que os protagonistas da partida sejam os atletas.
O Santos FC está em fase de reconstrução de sua história, não precisa ser beneficiado, mas exige retidão e imparcialidade para que nada o prejudique nesta retomada.”