São Paulo perde para o Fortaleza pelo Brasileirão em último desafio antes da final da Copa do Brasil
Esporte Vitrine

São Paulo perde para o Fortaleza pelo Brasileirão em último desafio antes da final da Copa do Brasil

21/09/2023 | 09:59 Por Eduardo Matheus

O São Paulo foi derrotado pelo Fortaleza por 2 a 1 dentro do Morumbi, em jogo válido pela 24ª rodada do Brasileirão. Os gols do Leão foram marcados por Zé Welison, no primeiro tempo, e Lucero, de pênalti, na segunda etapa. James Rodríguez descontou para o Tricolor e se redimiu do pênalti perdido ainda no primeiro tempo.

Com este resultado, o São Paulo atinge a marca de oito jogos sem vitórias no Campeonato Brasileiro e estaciona na 12ª colocação, com 28 pontos conquistados. O Fortaleza, por sua vez, sobe uma posição na tabela e passa a ocupar a 7ª colocação na classificação, com 38 pontos, três de distância para o G4.

CINCO LANCES QUE MARCARAM A PARTIDA

Na primeira chegada do Fortaleza, Pochettino levantou a bola na área do São Paulo e Zé Welison apareceu por trás da defesa para cabecear no cantinho de Jandrei. Na comemoração, o meio-campista do Fortaleza saiu colocando as mãos no ouvido. Que marra, hein?

Michel Araújo recebeu um pisão dentro da área, e o árbitro da partida assinalou pênalti. James Rodríguez, que tinha perdido a cobrança que eliminou o São Paulo da Copa Sul-Americana, se posicionou para bater mais um pênalti. E advinha o resultado? O meia perdeu de novo!

Durante o primeiro tempo, o São Paulo acertou duas bolas na trave do Fortaleza. Primeiro com Luan, que finalizou colocado, da entrada da área, em bola ajeitada por James Rodríguez; a segunda com o próprio meia colombiano, que cobrou falta e acertou o travessão de João Ricardo.

Vale o registro da vergonhosa cera do Fortaleza durante todo o período em que esteve à frente no placar. Frequentemente, o goleiro João Ricardo tentava paralisar o jogo ou demorava para cobrar o tiro de meta, na esperança de gastar tempo – e graças à omissão do árbitro, conseguiu.

Se na bola parada a sorte não tem sorrido para James Rodríguez, com a bola rolando o colombiano finalmente desencantou, ao marcar o gol que diminuiu o placar do jogo.

COMO FOI O PRIMEIRO TEMPO?
O São Paulo começou o jogo controlando a posse, se movimentando bastante e trocando passes com muita facilidade. A jogada do gol do Fortaleza, embora bem construída, foi obra do acaso, e o time de Dorival Júnior continuou pressionando o adversário durante toda a primeira etapa. Chamou atenção a quantidade de chances desperdiçadas, seja por incompetência ou mérito do goleiro adversário.

E A ETAPA FINAL?
O São Paulo continuou pressionando, sem o mesmo ímpeto da primeira etapa, mas o suficiente para incomodar o Fortaleza. O gol do Leão, no entanto, marcado no início do segundo tempo, fez com que o ritmo do Tricolor diminuísse naturalmente. Ainda assim, deu tempo de James Rodríguez diminuir o placar em chute rasteiro de fora da área após bola recuperada no ataque.

O QUE VEM POR AÍ?
O próximo jogo do São Paulo é a decisão da Copa do Brasil diante do Flamengo, que acontece no domingo (24) às 16 horas (de Brasília), no Morumbi. O Tricolor venceu o jogo de ida por 1 a 0 e joga por um empate para garantir o título inédito. O Fortaleza, por sua vez, enfrenta o Corinthians fora de casa pela semifinal da Copa Sul-Americana, na terça-feira (26), às 21h30 (hora de Brasília).

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1 x 2 FORTALEZA

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data e hora: 20/09/2023 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz (RJ)
Assistentes: Luiz Claudio Regazone (RJ) e Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Público e renda: 24.777 pessoas e R$ 1.216.346,00
Cartões amarelos: Diego Costa (8’/2ºT), Nathan (21’/2ºT) e Rodriguinho (46’/2ºT) para o São Paulo; Titi (18’/1ºT), Zé Welison (27’/1ºT), João Ricardo (15’/2ºT), Marinho (24’/2ºT) e Thiago Galhardo (49’/2ºT) para o Fortaleza.
Cartões vermelhos: não houve
Gols: Zé Welison (15’/1ºT) (0-1), Lucero (8’/2ºT) (0-2), James Rodríguez (34’/2ºT) (1-2)

SÃO PAULO: Jandrei; Nathan, Diego Costa, Alan Franco e Welington; Luan (Alexandre Pato, aos 35’/2ºT), Gabriel Neves (Rodriguinho, aos 26’/2ºT), James Rodríguez e Michel Araújo (Pedro Vilhena, aos 26’/2ºT); Juan (Talles Costa, aos 35’/2ºT) e Luciano (David, aos 26’/2ºT). Técnico: Dorival Júnior

FORTALEZA: João Ricardo, Tinga, Emanuel Brítez, Titi e Bruno Pacheco (Gustavo Escobar, aos 44’/2ºT); Zé Welison (Eduardo Sasha, aos 37’/2ºT) e Caio Alexandre; Marinho (Yago Pikachu, aos 28’/2ºT), Tomás Pochettino (Pedro Augusto, aos 28’/2ºT) e Guilherme; Juan Martín Lucero (Thiago Galhardo, aos 28’/2ºT); Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

9 Comentários

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!