A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) orienta todos os municípios paranaenses a manterem a vacinação contra a gripe, mesmo após o término oficial da campanha do Ministério da Saúde, encerrada na sexta-feira (31). A vacinação está aberta para toda a população a partir dos seis meses de idade.
Essa recomendação segue o Ofício Circular nº 169/2024 da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, e será formalizada pela Sesa através de um memorando enviado nesta segunda-feira (3) para as 22 Regionais de Saúde. O sistema de registro das doses aplicadas permanecerá aberto até janeiro de 2025.
A Sesa enfatiza a importância de utilizar todas as doses disponíveis nos 399 municípios, considerando a baixa adesão à vacina durante a campanha e a necessidade de prevenir agravamentos de Síndromes Gripais (SG) e Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs).
Até o momento, o Paraná recebeu 4.084.000 doses da vacina e aplicou 1.965.501, atingindo uma cobertura vacinal de 38,01%. Mesmo com a baixa adesão, o estado ocupa a quinta posição em número de doses aplicadas no país, ficando atrás de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Dentro dos grupos prioritários, os indígenas têm a maior cobertura vacinal no Paraná, com 62,17%, seguidos pelos idosos com 40,85%. Os municípios que mais aplicaram doses incluem Curitiba, Londrina e Maringá.
Com informações: Agência Estadual de Notícias Foto: Roberto Dziura Jr/AEN