Secretaria de Educação anuncia novos critérios para proibir celulares em sala de aula
Educação Paraná

Secretaria de Educação anuncia novos critérios para proibir celulares em sala de aula

11/10/2024 | 14:40 Por Redação MZ

A Secretaria de Educação do Paraná (Seed-PR) anunciou novas diretrizes que restringem o uso de celulares para fins pessoais nas salas de aula das escolas da rede estadual. A normativa foi divulgada com o intuito de regular o uso de dispositivos eletrônicos durante as aulas, evitando que os estudantes se distraiam com redes sociais, jogos ou outras atividades não pedagógicas.

Entre as principais regras está a proibição do uso de celulares para atividades que não estejam diretamente ligadas ao conteúdo didático. O uso desses aparelhos só será permitido em sala de aula com a autorização do professor e exclusivamente para fins pedagógicos, como pesquisas ou trabalhos em grupo. Segundo a secretaria, essa iniciativa visa garantir um uso consciente da tecnologia, de forma que não comprometa o rendimento escolar dos alunos.

A Seed-PR fundamenta a decisão em legislações como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Lei Estadual nº 18.118/2014, que já estabelece diretrizes sobre o uso de aparelhos eletrônicos em ambientes escolares. Além disso, a secretaria destaca a importância de conscientizar os estudantes sobre o uso responsável da tecnologia, ressaltando o impacto negativo que o uso inadequado pode ter na concentração em sala de aula.

Segundo o secretário de Educação, Roni Miranda, a tecnologia é uma aliada no processo de ensino, mas é essencial haver regras claras para que seu uso não prejudique a atenção dos alunos. “Somos entusiastas do uso da tecnologia em sala de aula para melhorar o acesso dos nossos alunos a conteúdos variados […] O objetivo deste documento é estabelecer regras claras e como forma de orientação aos pais, professores e equipes pedagógicas”, afirmou o secretário.

Com informações: G1 Paraná| Imagem ilustrativa/reprodução

63 Comentários

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!