O ministro israelense dos Negócios Estrangeiros, Israel Katz, anunciou que o secretário-geral da ONU, António Guterres, não é bem-vindo em Israel, sendo considerado “persona non grata”. Katz afirmou que Guterres será lembrado como uma “mancha na história da ONU”.
Em um comunicado nas redes sociais, o ministro criticou a postura do secretário-geral em relação aos recentes ataques do Irã a Israel, ressaltando que “qualquer pessoa que não condene inequivocamente esses atos, como a maioria dos países do mundo, não merece pisar em solo israelense”. Katz também destacou que Guterres não denunciou os ataques e as atrocidades cometidas pelo Hamas em 7 de outubro, nem tomou iniciativas para classificar o grupo como uma organização terrorista.
Katz acusou Guterres de apoiar “terroristas, violadores e assassinos do Hamas, do Hezbollah, dos Houthis e do Irã – a nave-mãe do terror global”. Ele reafirmou que, independentemente de Guterres, Israel continuará a defender seus cidadãos e sua dignidade nacional.
Em um discurso anterior, Guterres condenou os ataques do Hamas, mas também lembrou que esses eventos não ocorreram no vácuo, destacando a longa ocupação que o povo palestino enfrenta. Ele enfatizou que as queixas palestinas não justificam os ataques do Hamas, nem a punição coletiva do povo palestino.
Recentemente, a Assembleia Geral da ONU apoiou uma moção não vinculativa pedindo o fim da ocupação israelense nos territórios palestinianos, um tema que tem gerado tensões entre Israel e a comunidade internacional.
Joint Genesis Reviews, Pricing, and bonuses visit here: joint genesis
Joint Genesis Reviews, Pricing, and bonuses visit here: joint genesis