Senador colombiano e pré-candidato à Presidência, Miguel Uribe, morre aos 39 anos após atentado a tiros
Política Vitrine

Senador colombiano e pré-candidato à Presidência, Miguel Uribe, morre aos 39 anos após atentado a tiros

11/08/2025 | 08:56 Por redacao mz

Morreu nesta segunda-feira (11) o senador colombiano Miguel Uribe Turbay, de 39 anos, vítima de um atentado ocorrido em 7 de junho, durante um comício na cidade de Bogotá. A informação foi confirmada por sua esposa, Claudia Tarazona, em publicação no Instagram. Ele sofreu três tiros, disparados por um adolescente de 14 anos.

“Você sempre será o amor da minha vida. Obrigada por uma vida cheia de amor, obrigada por ser um pai para as meninas, o melhor pai para o Alejandro”, escreveu ela.

Uribe, considerado um dos principais nomes da oposição de direita e aliado do ex-presidente Álvaro Uribe Vélez, era um crítico ferrenho do atual governo de Gustavo Petro. Até agora, seis pessoas foram presas sob suspeita de envolvimento no crime.

O senador era neto do ex-presidente Julio César Turbay Ayala (1978–1982) e filho da jornalista Diana Turbay, sequestrada e morta em 1991 durante uma operação de resgate mal sucedida, após ser capturada por narcotraficantes do Cartel de Medellín, liderados por Pablo Escobar.

Reconhecido como parte de uma nova geração de líderes colombianos, Miguel Uribe Turbay dividia espaço político com nomes como Carlos Fernando Galán, atual prefeito de Bogotá, e María José Pizarro, sua principal adversária no Senado.

imagem via Luigi Venegas /Wikimedia Commons