O Conselho Universitário da UTFPR (Couni) aprovou, na sexta-feira (14), a suspensão do calendário acadêmico de 2024 em todos os cursos de graduação da Universidade. A medida foi tomada em resposta à greve dos servidores docentes e técnico-administrativos, e entrará em vigor após o término do semestre letivo 2024.1.
A proposta de suspensão foi inicialmente apresentada pelo Conselho de Graduação e Educação Profissional (Cogep) e recebeu ampla aprovação no Couni, com 37 votos favoráveis e uma abstenção. O relator da matéria, Alexandre Feitora, destacou que a greve legalmente realizada pelas categorias de servidores reflete a necessidade de valorização dos profissionais e do sistema público de educação superior no Brasil.
Feitora ressaltou os impactos inevitáveis da greve na rotina acadêmica, mencionando que muitos alunos foram impedidos de frequentar aulas devido a circunstâncias decorrentes da paralisação, como cancelamentos de transporte e fechamento de serviços essenciais como o restaurante universitário.
A decisão contou com o apoio de representantes dos servidores e dos estudantes da UTFPR. Agora, uma resolução do Couni será elaborada para definir ações complementares, incluindo calendários acadêmicos específicos para cursos como Licenciatura em Computação no Campus Ponta Grossa, modalidade EaD, e para o curso técnico de nível médio no Campus Campo Mourão. Também serão estabelecidas normativas para casos excepcionais, como estudantes em dupla diplomação e aqueles realizando estágios, garantindo um tratamento adequado às suas situações específicas.
zixcmz