Temperaturas caem drasticamente em PG e região
Paraná Ponta Grossa Previsão do Tempo

Temperaturas caem drasticamente em PG e região

22/08/2024 | 16:45 Por Redação

Na próxima segunda-feira (26), Ponta Grossa deve enfrentar temperaturas mínimas de 1ºC, de acordo com a previsão do tempo. Antes disso, na sexta-feira (23), o Estado do Paraná se despedirá do veranico que trouxe temperaturas elevadas, chegando a 33ºC em algumas regiões. Este clima seco, que favoreceu os incêndios florestais, dará lugar a uma nova massa de ar polar vinda da Antártica, trazendo chuvas e uma queda acentuada nas temperaturas, que podem atingir marcas negativas e provocar geadas. Em Ponta Grossa, as mínimas esperadas para domingo (25) são de 4ºC.

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o acumulado de chuvas no fim de semana pode alcançar 30 milímetros em algumas áreas do Estado, especialmente no Oeste, Centro-Sul, Litoral e na Grande Curitiba. Essas chuvas não só devem melhorar a qualidade do ar, mas também ajudar a conter os focos de incêndios florestais, que já resultaram em 702 ocorrências em 125 municípios paranaenses neste mês, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Recentemente, o Instituto Água e Terra (IAT) auxiliou no combate a incêndios florestais em locais como o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, e a Floresta Estadual Metropolitana, em Piraquara.

William Max Romão, meteorologista do Simepar, ressalta que “eventualmente teremos ondas de frio e passagens de frentes frias, mas o mês é seco por característica, então qualquer entrada de massa de ar quente que venha do Norte e Centro-Sul do País, ao ficar alinhada com correntes de vento, impactará no transporte de poluentes e no alastramento de queimadas, por isso todo cuidado é necessário”.

Após as chuvas, o frio chega com força. Na segunda-feira (26), as temperaturas podem cair para -3,5ºC em General Carneiro, -1ºC em Palmas, e 1ºC em Curitiba. Cascavel deve registrar 2ºC, Londrina 6ºC, e Paranavaí 8ºC. Romão explica que “na segunda-feira, a temperatura cai em todo o Estado devido à atuação do sistema de alta pressão, que joga ar frio dos altos níveis para a superfície. Segue assim, com cara de inverno, até quarta-feira (28), com uma subida gradativa da temperatura”.

 

Com informações: AEN |Foto: Patryck Madeira/SEDEST

Novo comentário

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!