A Vara da Infância e da Juventude, através do programa ‘Justiça e Cidadania também se aprende na Escola’, realizou nesta terça (22) uma atividade lúdica com alunos da Escola Municipal Carlos Ribeiro de Macedo. A encenação era sobre o julgamento do réu ‘Lobo Mau’ que era acusado por matar e alimentar-se de dois irmãos porquinhos.
A atividade ainda montou um júri popular, composto também pelas crianças. A atividade foi realizada no Tribunal do Júri do Fórum Municipal.
A performance
O Lobo investigado admitiu o fato, mas não assumiu a intenção de matar, mesmo estando com fome.
Cada membro do julgamento foi interpretado por um aluno, da figura do juiz, as testemunhas, os jurados, a promotora de Justiça, o advogado, o escrivão, os policiais e até o réu. Na história, a Chapeuzinho Vermelho e o terceiro porquinho, sobrevivente, pedem a condenação do Lobo, que é defendido pela sua Vovó.
Por 5 votos a 2, o Lobo foi considerado culpado pelo júri e condenado a 60 anos de prisão pelo magistrado.
O projeto
O projeto ‘Justiça e Cidadania também se aprende na Escola’ reuniu 15 escolas municipais em 2023, com outras duas apresentações de júri. A atividade é uma iniciativa da Vara da Infância e da Juventude, em parceria com a direção do Fórum Estadual de Ponta Grossa, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Secretaria Municipal de Educação.