O vereador João Carlos dos Santos, conhecido como Joãozinho (PSDB), de Cornélio Procópio, no norte do Paraná, é alvo de uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná (MP-PR), realizada nesta terça-feira (5). A operação investiga o uso do cargo público para favorecimento político em casos de ‘fura-fila’ para exames médicos e consultas.
Mandados de busca foram cumpridos no gabinete do vereador, na residência dele e também na casa de sua assessora, Daniele Pereira Porto. A operação foi desencadeada após uma denúncia anônima que acusou Joãozinho de manipular a ordem das filas na Secretaria Municipal de Saúde, beneficiando pacientes específicos com o auxílio de sua assessora.
Segundo as investigações, o esquema teria sido montado com a intenção de conquistar benefícios políticos ao agendar exames e consultas fora da ordem para determinados pacientes. O vereador, que foi reeleito, e sua assessora não se manifestaram publicamente até o momento.
Durante a ação, foram apreendidos documentos, aparelhos celulares e exames de terceiros. A Câmara Municipal de Cornélio Procópio informou que está à disposição do MP para colaborar e que ainda não tem acesso completo ao teor da denúncia.
Com informações: G1 Paraná| Foto: Reprodução/RPC