A Operação Parabellum – fase 3, integrada entre a Polícia Civil e a Polícia Militar, em combate ao crime organizado, foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (10) e resultou na prisão de mais de 20 pessoas.
Após intenso trabalho investigativo da delegacia de Teixeira Soares com apoio do serviço de inteligência da Polícia Militar de Irati, que perdurou durante todo o corrente ano, foi desacortinado uma complexa e estruturada organização criminosa responsável pelo intenso comércio de drogas em diversos municípios da região, desdobrando-se até a Curitiba.
Conforme demonstram as investigações, a organização criminosa liderava a mercância de drogas e armas, sendo responsável pela distribuição dos ilícitos na região.
Segundo a polícia, o grupo criminoso também é investigado pelo cometimento do crime de lavagem de dinheiro, pois utilizavam-se de operações obscuras e empresas de fachada para ocultar a procedência ilícita dos valores originários do crime.
A autoridade policial titular de Teixeira Soares representou pelo pedido de mais de trinta prisões e busca e apreensão em diversos pontos de tráfico de drogas em inúmeros município, incluindo Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro, Irati, Rebouças, Rio Azul, Mallet, Guarapuava, Pitanga e Pinhão.
A ação policial é resultado de uma complexa investigação, coordenada pela Policia Civil de Teixeira Soares, a qual culminou na expedição de 31 mandados de prisão e 36 mandados de busca domiciliar.
O delegado Wesley Vinícius da delegacia de Teixeira Soares, responsável pela coordenação da operação, ressalta a grandeza da operação policial, que contou com apoio de diversas equipes policiais da PC e Pm de várias cidades, dentre elas Ponta Grossa (setor operacional da 13ª sdp, 2º distrito policial e delegacia do adolescente), Irati, Rebouças, Pirai do Sul, Imbituva, Palmeira, Ipiranga, Curiúva, Telêmaco Borba, São Mateus do Sul, Guarapuava, Mallet e Pinhão, além de contar com o apoio do grupamento de operações aéreas (goa) da polícia civil e equipe do canil da polícia militar, totalizando um efetivo de mais de 100 policiais nas ruas, visando prender os criminosos, golpeando fortemente o crime organizado.