Vila Velha, MON e museus são destaques no selo Travellers’ Choice, da TripAdvisor
Paraná Vitrine

Vila Velha, MON e museus são destaques no selo Travellers’ Choice, da TripAdvisor

13/08/2025 | 12:59 Por redacao mz

O Paraná tem, ao todo, 73 atrativos, hotéis, experiências e serviços do turismo reconhecidas com o selo Travellers’ Choice, elaborado pela plataforma de viagens TripAdvisor, que compila um seleto grupo de 10% das atrações turísticas mais bem avaliadas do site. Do total, quatro atrativos são administrados total ou parcialmente pelo Governo do Estado.

Em Ponta Grossa, configura na lista o Parque Estadual Vila Velha – uma concessão entre Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secreteria do Desenvolvimento Sustentável e a empresa Soul Parques. Em Curitiba, o Museu Oscar Niemeyer (MON), o Museu Paranaense (MUPA) e o Museu do Expedicionário – todos administrados pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) – configuram entre os reconhecidos.

O Tripadvisor Travellers’ Choice é concedido anualmente a destinos, hotéis, restaurantes e atrações que mais se destacam pela satisfação do público. O selo é resultado das avaliações de milhões de visitantes ao longo do último ano e reforça a relevância internacional do Turismo do Paraná, com selecionados em diferentes categorias. Como as avaliações na plataforma são em tempo real, as posições que ocupadas pelos paranaenses podem variar com o tempo.

“Ter atrativos e serviços locais reconhecidos por sua qualidade, avaliados diretamente pelos usuários, é um grande passo em direção ao que temos trabalhado todos os dias: a promoção do turismo do Paraná mundo a fora. Além disso, ter entre os elencados atrativos com administração do Estado, apenas reforça o compromisso do Governo com esse setor tão importante”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná – órgão de promoção do turismo estadual.

O Parque Estadual de Vila Velha, um dos cartões-postais mais emblemáticos do Estado, conquistou pelo segundo ano consecutivo o selo da maior plataforma de viagens e turismo do planeta. Famoso por suas formações rochosas milenares, como a icônica Taça, o parque combina biodiversidade, trilhas ecológicas, visitas guiadas e atividades de ecoturismo.

“É uma satisfação para nós do Instituto Água e Terra, do Governo do Estado do Paraná e da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, porque demonstra que é possível ter a conservação, a proteção da biodiversidade e os aspectos naturais sendo um dos principais atrativos do Paraná e do Brasil. Demonstra que o Estado, o turismo e a conservação do meio ambiente podem andar juntos”, afirma Rafael Andreguetto, diretor de Patrimônio Natural  do IAT.

Já os três museus administrados pelo Estado estão em uma listagem total de 61 memoriais, parques históricos e centros culturais do Brasil reconhecidos com o selo. Todos em Curitiba, o MON é focado em exposições artísticas, o MUPA expõe a história e raízes do Paraná e o Museu do Expedicionário homenageia os pracinhas paranaenses que lutaram na II Guerra Mundial.

“Esse reconhecimento comprova a relevância e a excelência dos equipamentos culturais do Estado, que são não apenas espaços de memória, arte e cultura, mas também importantes indutores do turismo no Paraná”, afirma a secretária de estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira. “Nossos museus estarem entre as atrações mais bem avaliadas da plataforma demonstra que a cultura é um imenso ativo estratégico para o desenvolvimento do Estado”, destaca.

Outros 69 atrativos, serviços e pontos turísticos paranaenses, de diferentes regiões, foram reconhecidos com o selo em diversas categorias. Entre eles estão: O Parque das Aves e Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu (Oeste); os Parques Tanguá e Barigui, em Curitiba; o Parque Histórico, em Carambeí (Campos Gerais); entre outros