Zanin se declara impedido de julgar ação contra Gleisi por corrupção na Lava Jato
Política Vitrine

Zanin se declara impedido de julgar ação contra Gleisi por corrupção na Lava Jato

14/11/2023 | 15:34 Por Redação MZ Modificado em 14, novembro, 2023 3:35

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin se declarou impedido de julgar uma ação de corrupção contra a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, referente à Operação Lava Jato. Zanin foi indicado à Corte pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os ministros julgam o processo em plenário virtual até 20 de novembro.

Em nota, o STF informou que o ministro se declarou impedido e não vai participar do julgamento porque atuou como advogado em um processo que foi aberto a partir do inquérito que está sendo analisado.

Na modalidade virtual, os ministros não discutem a ação, apenas apresentam seus votos. Se há um pedido de vista, a sessão é suspensa. Quando há um pedido de destaque, o caso é levado ao plenário físico.

De acordo com o Supremo, o caso é uma denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), em 2018, contra Gleisi Hoffmann, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, os ex-ministros Paulo Bernardo Silva e Antonio Palocci Filho e contra os empresários Marcelo Bahia Odebrecht e Leones Dall’agnol, pela suposta prática de crimes de corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de capitais.

Em 2019, a denúncia foi desmembrada, mantendo-se no STF a acusação contra Gleisi, Paulo Bernardo, Leones e Marcelo Odebrecht.

As informações são do R7.

15 Comentários

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!