Idoso morre na UPA e família diz que foi negligência
Paraná Policial Vitrine

Idoso morre na UPA e família diz que foi negligência

03/04/2024 | 16:31 Por Redação MZ

Um idoso, de 64 anos, morreu ontem (02) ao dar entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim do Sol, em Londrina, município da região norte do Paraná. Ele teve uma parada cardiorrespiratória.

Sebastião Barros Marinho, de 64 anos, trabalhava como pedreiro, era casado e tinha oito filhos. Familiares afirmaram que houve negligência no atendimento. Segundo a família, o idoso passou mal na hora do almoço. Ele teria desmaiado, caído e batido a cabeça. Eles relataram que ligaram ao menos três vezes para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

De acordo com os relatos, diversos problemas aconteceram durante o atendimento do idoso. Além da demora em buscá-lo, o homem foi levado à sala de triagem da UPA e não ao hospital onde já tinha cadastro por conta de um tratamento. Ao dar entrada na UPA, ele acabou tendo uma parada cardíaca.

A Prefeitura de Londrina informou em nota que o SAMU registrou apenas uma ligação, às 13h45, pelo filho do paciente. A ambulância chegou às 14h09 e os socorristas constataram que o idoso passou mal, mas estava estável e com sinais vitais normais. Eles o levaram para a sala de emergência da UPA e três médicos, além da equipe de enfermagem, iriam cuidar do caso. Logo após dar entrada, o paciente apresentou um mal súbito.

Diante do cenário e das contradições nos relatos, a Prefeitura de Londrina determinou a criação de uma comissão médica para investigar o processo de atendimento do paciente, desde o acionamento do SAMU até o desfecho do caso.

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!