Pároco de Ponta Grossa é nomeado pelo papa como bispo de diocese no Paraná
Cidades Vitrine

Pároco de Ponta Grossa é nomeado pelo papa como bispo de diocese no Paraná

09/04/2025 | 08:13 Por redacao mz

O papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira (9), o monsenhor padre Evandro Luis Braun como o sétimo bispo da Diocese de Campo Mourão, no Paraná.

O sacerdote, membro do clero de Ponta Grossa, é atualmente pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia e integra o Colégio de Consultores da diocese. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) congratulou-se pela nomeação, destacando sua trajetória pastoral e espiritual. Ele substitui dom Bruno Eliseu Versari, que ocupa a liderança da diocese de Ponta Grossa desde agosto de 2024.

Saudação ao monsenhor Evandro Luis Braun

“Estimado irmão, Monsenhor Evandro Luis,

Com alegria recebemos a notícia de sua nomeação como novo bispo da Diocese de Campo Mourão, no Estado do Paraná. Agradecidos pelo cuidado do Papa Francisco em prover a Igreja no Brasil com os Pastores de que necessita, acolhemos o irmão como futuro membro de nossa Conferência Episcopal.

Rogamos seu ministério e a nova missão à intercessão de São José, ícone da Esperança e do cuidado, padroeiro da diocese de Campo Mourão. Possa ser a raiz da qual brotou José um exemplo para o inspirar a comunicar em seu ministério o patrimônio de humanidade e de fé da Igreja”.

Em Cristo,

Cardeal Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB

 

Biografia

Monsenhor Evandro nasceu em 3 de agosto de 1976, em Teixeira Soares, Paraná, sendo o primogênito de Genito Antônio Braun e Suely Maria Braun. Ingressou no seminário em 1990 e completou seus estudos em Filosofia e Teologia no Instituto Mater Ecclesiae, em Ponta Grossa. Foi ordenado presbítero em 15 de setembro de 2002, adotando como lema: “Fitando-o, Jesus o amou” (Mc 10,21).

Trajetória

Ao longo de sua trajetória eclesial, desempenhou diversas funções, incluindo reitor de seminário, professor de Teologia e secretário de órgãos regionais da CNBB. Também foi pároco em diversas paróquias, reitor de santuário e coordenador de formações espirituais na Diocese de Ponta Grossa. Além disso, é conhecido por sua atuação como exorcista e assessor eclesiástico de oficinas de oração.

Monsenhor Evandro continuará a exercer sua missão com dedicação e compromisso, agora à frente da Diocese de Campo Mourão, onde assumirá o desafio de liderar e fortalecer a comunidade católica local.

 

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!