Uma queda de energia elétrica na tarde deste sábado (10) deixou transtornos a moradores e comerciantes de Carambeí por mais de duas horas.
A interrupção no fornecimento começou a ser sentida por volta das 14h15, quando parte da cidade registrou oscilações na rede, com “piscadas” de luz e uma breve interrupção de cerca de 10 minutos. No entanto, pouco depois, às 14h35 teve início um apagão mais prolongado, que afetou grande parte do município até por volta das 17h, quando o fornecimento começou a ser restabelecido gradualmente.
A falha gerou uma série de transtornos. Comércios foram obrigados a fechar mais cedo e comerciantes demonstraram preocupação com a possibilidade de prejuízos causados pela perda de produtos congelados. Mercados, postos de combustíveis, indústrias e o Centro Municipal de Saúde precisaram acionar geradores para manter os atendimentos e atividades em funcionamento. Em propriedades rurais, a medida também foi necessária.
Além da energia elétrica, alguns moradores relataram a instabilidade na internet móvel de operadoras durante o período do apagão. No entanto, não houve registros de falta de energia em algumas áreas do interior do município.
De acordo com informações repassadas pelo Executivo Municipal, a falha foi provocada por um problema na subestação localizada na região de Catanduvas. Um equipamento, ainda não especificado, teria sofrido danos, o que exigiu ação imediata das equipes de manutenção. Os técnicos seguiram trabalhando ao longo da tarde para identificar e solucionar o defeito, além de monitorar o sistema para evitar novas oscilações.
Até o momento, a Copel (Companhia Paranaense de Energia) ainda não divulgou um balanço oficial sobre o número de unidades consumidoras afetadas pela queda de energia. É provável que mais detalhes sejam divulgados nas próximas horas pela compainha.