A Band divulgou uma nota oficial nesta terça-feira (1º) reafirmando seu compromisso com o respeito entre profissionais da imprensa e repudiando o episódio envolvendo seu repórter Lucas Martins e a jornalista Grace Abdou, da Record TV. A confusão aconteceu ao vivo durante a cobertura de uma ocorrência policial e foi transmitida simultaneamente pelo Brasil Urgente e pelo Cidade Alerta. O caso tratava-se de uma cobertura de duas jovens desaparecidas em São Paulo.
No momento do embate, Lucas Martins acusou Grace de atrapalhar sua entrada ao vivo, afirmando que ela teria se posicionado propositalmente à sua frente. A jornalista, por sua vez, reagiu na hora, cobrando explicações sobre o empurrão que recebeu do colega: “Por que você me empurrou?”. Visivelmente irritado, Lucas respondeu: “Porque você entrou propositalmente na minha frente, e não é a primeira vez”.
As imagens exibidas pela Record TV, em outro ângulo, mostram Lucas Martins afastando Grace com força, o que levou o apresentador Reinaldo Gottino a descrever a cena como uma “jogada longe”. A Record informou o boletim de ocorrência foi feito e que as medidas judiciais serão tomadas,
Em sua nota, a Band afirmou que não compactua com a atitude de seu funcionário, embora destaque que Lucas Martins tem uma longa trajetória na emissora sem registros de condutas semelhantes. Segundo a empresa, ele foi advertido internamente e já se retratou publicamente ainda durante a transmissão do Brasil Urgente, em um momento que o apresentador Joel Datena classificou como um “entrevero”.
“A Band vem a público reafirmar seu compromisso, ao longo de seus 58 anos de história, com o respeito mútuo entre os profissionais da imprensa. A emissora sempre valorizou e respeitou a atuação das mulheres, que ocupam espaços de destaque nas redações e demais setores”, diz o comunicado.
Por fim, a emissora se colocou à disposição da jornalista Grace Abdou e da Record TV, expressando o desejo de que o episódio seja superado e de que situações semelhantes não voltem a ocorrer.