Frente fria traz risco de temporais e mudança brusca no tempo no Paraná
Geral

Frente fria traz risco de temporais e mudança brusca no tempo no Paraná

22/08/2025 | 14:02 Por Redação MZ

Foto: reprodução.

O tempo deve mudar drasticamente no Paraná neste fim de semana com a chegada de uma frente fria que avança pelo Sul do Brasil. O sistema trará chuva forte, temporais isolados e queda acentuada nas temperaturas, especialmente nas regiões Oeste e Sul do estado.

 

O Paraná será afetado de forma mais direta a partir do final de sábado (23), quando a frente fria, que já estará atuando sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, alcança o território paranaense. A instabilidade deve se intensificar no domingo (24), com previsão de chuva em diversas localidades, incluindo áreas mais centrais e a região metropolitana de Curitiba.

 

As mudanças no tempo são causadas pela chegada de uma massa de ar frio de origem continental, que já provocou neve em Santiago, no Chile — um fenômeno incomum naquela região. Esse ar polar se desloca rapidamente em direção ao Norte, impulsionando a frente fria e provocando mudanças abruptas nas condições atmosféricas.

 

Antes da virada no tempo, o estado registra sol e calor, com temperaturas elevadas, impulsionadas por ventos quentes vindos do Norte. As máximas deste sábado devem ocorrer ainda durante a manhã, mas ao longo do dia os termômetros vão despencar. À noite, cidades do Oeste e do Sul do Paraná devem registrar mínimas próximas de 10°C, ou até menos.

 

Com a troca das massas de ar, muda também o tipo de tempestade. Enquanto a frente quente que antecede o sistema atual favorece a formação de nuvens com granizo e grande incidência de raios, a frente fria traz risco maior de chuva forte e vento, com menor quantidade de raios. Mesmo assim, episódios isolados de granizo não estão descartados.

 

Há ainda risco de vento forte e possibilidade de ocorrência de tornados isolados, especialmente em áreas com forte contraste térmico, como o Sudoeste e a região de divisa com Santa Catarina. A população deve acompanhar os avisos meteorológicos e tomar precauções durante os períodos de instabilidade, evitando áreas de risco, como encostas, rios e regiões suscetíveis a alagamentos.

Leia mais:  Dois atentados deixam 18 mortos e mais de 60 feridos na Colômbia – MZ Notícia