O senador Carlos Viana (Podemos-MG), presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, confirmou neste domingo (14) que Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, irá depor aos parlamentares na tarde desta segunda-feira (15).
O empresário foi preso pela Polícia Federal na última sexta-feira (12), suspeito de participação em um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões do INSS. Em vídeo publicado nas redes sociais, Carlos Viana afirmou ter conversado com o advogado de defesa do investigado, Cleber Lopes, que confirmou o interesse do cliente em prestar esclarecimentos.
“Esperamos uma colaboração voluntária para que ele exponha, com clareza, tudo aquilo que sabe em relação ao escândalo do INSS”, disse o senador.
Apesar de o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, ter facultado a ida de investigados à CPMI, a presença de Antunes foi mantida. Para garantir a segurança, a PF fará a escolta do depoente até o Congresso Nacional, onde ele será entregue à polícia legislativa antes de ser conduzido à sessão.
Além do “Careca do INSS”, outro empresário preso na mesma operação, Maurício Camisotti, deve ser ouvido na quinta-feira (18).
O Ministério da Previdência Social informou que já restituiu R$ 1,29 bilhão a aposentados e pensionistas lesados pelo esquema de cobranças ilegais.