Moraes é acusado de promover “farsa política” por alto escalão dos EUA
Política Vitrine

Moraes é acusado de promover “farsa política” por alto escalão dos EUA

17/09/2025 | 14:46 Por Redação MZ

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a ser alvo de duras críticas por parte do governo dos Estados Unidos. Em uma série de postagens feitas nesta quinta-feira (17) nas redes sociais, o vice-secretário de Estado americano, Christopher Landau, classificou as ações do magistrado como uma “farsa política” e afirmou que Moraes está colocando em risco mais de dois séculos de relações diplomáticas entre Brasil e EUA.

 

“O Brasil está permitindo que o juiz Moraes abuse do processo judicial e persiga uma agenda abertamente política”, escreveu Landau em sua conta oficial no X (antigo Twitter). “Os Estados Unidos continuam aguardando que o Brasil contenha o juiz fora de controle Moraes antes que ele destrua completamente a relação que nossos grandes países desfrutam há mais de dois séculos”, completou.

 

Landau é o número dois do Departamento de Estado e tem elevado o tom contra o STF desde a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro, duramente criticada por alas conservadoras nos EUA. Para o diplomata, a atuação de Moraes no caso representa uma ameaça ao Estado de Direito e aos princípios democráticos.

 

Processo é “charada política”, diz diplomata

 

Em outra publicação, Landau reagiu a uma reportagem da Folha de S.Paulo, segundo a qual ministros do STF estariam avaliando que possíveis sanções americanas poderiam agravar a situação de Bolsonaro, inclusive levando à sua prisão em regime fechado. O vice-secretário classificou essa possibilidade como uma distorção completa do sistema de justiça.

 

“Se esta reportagem for precisa, apenas confirma que todo o processo ‘judicial’ em andamento no Brasil é uma farsa política. Aqueles que afirmam seguir o Estado de Direito não podem aumentar a punição de um réu em função da resposta de terceiros à sua decisão. Os Estados Unidos responderão adequadamente a essa caça às bruxas política e não serão dissuadidos por ameaças judiciais”, afirmou.

 

Relação Brasil-EUA em “ponto sombrio”

 

Essa não é a primeira vez que Christopher Landau critica publicamente o ministro do STF. Após o julgamento de Bolsonaro, o diplomata afirmou que o Brasil vive um “colapso institucional” liderado pelo Judiciário e que as relações bilaterais com os Estados Unidos chegaram ao “ponto mais sombrio em dois séculos”.

 

Em reuniões com empresários brasileiros em Washington, Landau deixou claro que o Brasil é o único país que não contará com flexibilizações nas tarifas comerciais impostas pelo governo Donald Trump, como consequência direta da instabilidade política e jurídica no país.

 

Sem resposta oficial

 

Até o momento, nem o Supremo Tribunal Federal nem o ministro Alexandre de Moraes se pronunciaram sobre as declarações do governo norte-americano. O Ministério das Relações Exteriores também não apresentou um posicionamento público.

 

As críticas de Landau elevam a tensão diplomática entre os dois países e refletem o crescente desconforto da ala conservadora norte-americana com os rumos políticos e jurídicos do Brasil, especialmente em relação à condução dos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.