A semana começou gelada no Paraná, surpreendendo os paranaenses em plena primavera. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o avanço de uma massa de ar frio está derrubando as temperaturas em diversas regiões do estado, especialmente no Leste e Sul.
Na manhã desta segunda-feira (20), cidades como São Mateus do Sul e Palmas registraram temperaturas mínimas de 4,5°C e 5,1°C, respectivamente. A condição atípica para esta época do ano trouxe sensação de frio intenso, principalmente nas regiões mais elevadas e próximas à Serra do Mar.
O Simepar destaca que a nebulosidade permanece mais densa na faixa Leste do estado, com chuviscos isolados ao longo do dia e sensação térmica ainda mais baixa. Já no interior, o tempo segue mais estável, com presença de sol entre nuvens.
A tendência para os próximos dias é de continuidade das baixas temperaturas nas primeiras horas da manhã, especialmente na metade sul do Paraná. Na terça-feira (21), ainda há possibilidade de chuviscos ocasionais entre a Serra do Mar e o litoral. À tarde, as temperaturas devem começar a subir gradualmente.
Entre quarta (22) e sexta-feira (24), o tempo firme deve predominar no interior do estado, com sol e aumento gradual das temperaturas. No entanto, a nebulosidade continua variável no Leste e nas áreas litorâneas, onde ainda pode haver registros de chuva fraca.
Mesmo em meio à primavera, o Paraná enfrenta uma sequência de dias frios, reforçando a instabilidade típica da estação. Em Ponta Grossa , por exemplo, a cidade já registrou dias frios em outubro após a passagem de temporais recentes.
Leia mais: Entenda o motivo da briga generalizada no Lago de Olarias