Cão é resgatado após denúncia de maus-tratos em Ponta Grossa
Geral

Cão é resgatado após denúncia de maus-tratos em Ponta Grossa

09/09/2026 | 13:24 Por Redacao

Animal estava debilitado e apresentava sinais de desnutrição; GCM e CRAR atenderam ocorrência na região de Órfãs

Um cão foi resgatado após uma denúncia de possíveis maus-tratos nesta quarta-feira (9), em Ponta Grossa. O atendimento mobilizou equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Centro de Referência para Animais em Risco (CRAR).

A ocorrência foi registrada na Rua Luiz Oliveira Silva, na Vila Margarida, região de Órfãs. O animal estava bastante debilitado e apresentava sinais de desnutrição.

Denúncia foi feita por moradores

Moradores da região acionaram as autoridades após perceberem as condições em que o cachorro se encontrava.

A GCM foi até o endereço e conversou com a responsável pelo imóvel e pelo animal. Inicialmente, conforme as informações repassadas no local, a tutora teria demonstrado resistência em permitir a retirada do cão para atendimento veterinário.

Após diálogo com as equipes, a entrada dos profissionais do CRAR foi autorizada.

Animal foi encaminhado para atendimento

Com a autorização, os agentes entraram no imóvel e realizaram a retirada do cachorro. Devido à condição física apresentada, o animal foi encaminhado para avaliação e tratamento veterinário.

Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre o diagnóstico, o estado clínico atualizado ou os procedimentos que serão necessários para a recuperação.

Diante da situação encontrada, a Patrulha Ambiental da GCM registrou um Boletim de Ocorrência para documentar o caso.

Caso será acompanhado

A prioridade neste momento é o atendimento veterinário e a recuperação do animal.

A situação deverá continuar sendo acompanhada pelos órgãos responsáveis, que deverão verificar as circunstâncias em que o cachorro era mantido.

Ainda não foi informado se o animal permanecerá sob responsabilidade do município durante o tratamento ou qual será sua destinação posteriormente

Foto: Colaboração/Heryvelton Martins