Ao longo da vida, Leonildo Teodoro Gomes trabalhou com reciclagem de óleo de fritura
Leonildo Teodoro Gomes realizou o sonho de conquistar uma vaga no curso de História, aos 81 anos de idade. Ele está entre os aprovados do Vestibular de Inverno da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no norte do Paraná. A informação é do g1.
Assumindo o topo da lista de calouro mais velho da instituição, seu Leonildo sonhava com o curso há anos. Ele é natural de Sertanópolis, mas foi criado em Maringá. No final da década de 1960, ele foi para o estado de São Paulo, onde abriu uma empresa de reciclagem de óleo de fritura.
Já nos anos 1980, ele se capacitou na área da química, tendo atuado em diversas empresas do Paraná e em São Paulo. Com o novo desafio da graduação, ele já faz planos para quando concluir o curso: quer trabalhar como professor.
Ainda, conforme apurou o g1, Seu Leonildo foi aprovado no sistema de cotas sociais, que permite ao candidato a escolha de até três opções de cursos. Por este sistema, caso o estudante não obtenha nota suficiente, pode ter chance nas outras opções.
A primeira opção de curso era Engenharia Química, mas o aposentado não atingiu os pontos necessários. Aí veio, então, a aprovação na segunda opção declarada por ele. Para Leonildo, a idade não é um obstáculo para conquistar os objetivos.
Ele conta também que receber apoio foi fundamental para continuar se arriscando em novos desafios. Os dois filhos do aposentado, segundo ele, são grandes incentivadores.
De acordo com a Adriana Conceição Beraldo Santana, coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa de Maringá, é importante dar atenção à pessoa idoso para incentivar novas experiências e diminuir riscos de doenças.
Receba atualizações em seu WhatsApp diariamente! Participe dogrupo do Portal MZ Notícias