Região Campos Gerais Vitrine

Ave rara chama atenção de alunos em escola de Castro

11/10/2023 | 20:52 Por admin_mznotic Modificado em 11, outubro, 2023 8:52

A ave Urutau considerada rara na região, chamou a atenção de alunos da Escola Municipal Professor José Antônio F. Telles.

Segundo informações a ave permaneceu boa parte do dia em um poste, de pouco mais de 2 metros e foi observada por alunos e docentes da escola.

O Professor Jefferson José Holm, que atua à 12 anos na instituição, disse que o aparecimento de aves, estão sendo constantes no local, como Tesoureiro, Gavião de coleira, corujas buraqueiras e um Quero – Quero com ninho próximo e ainda com filhotes.

Ainda Jefferson, lembra de uma situação recente, onde uma coruja bebê, que estava aprendendo à voar, se perdeu e acabou batendo na parede da escola. Ela foi resgatada, e após cuidados, devolvida a natureza.

Informações: Jornal Página UM

Urutau

O urutau-comum (Nyctibius griseus) é uma ave da família dos nictibídeos. Conhecido também como urutau, mãe-da-lua, urutau-pequeno, urutágua, Kúa-kúa e Uruvati (nomes indígenas – Mato Grosso). O nome urutau é tupi e significa “ave fantasma”. A mãe-da-lua é encontrada da região da Costa Rica à Bolívia e em todo o Brasil, bem como na Argentina e no Uruguai. Tais aves chegam a medir 37 cm de comprimento e possuem plumagem variando entre marrom ou cinzento e peito com desenho negro. Essa ave também pode ser encontrada na selva peruana.

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!


Chat online
1
Fale com o Portal MZ!
Tudo bem?
Fique à vontade para mandar mensagem :)
Faça parte do nosso grupo do Whatsapp!!