Câmara aprova projeto ‘Esmola não é dignidade’ em Cascavel
Paraná Política

Câmara aprova projeto ‘Esmola não é dignidade’ em Cascavel

25/06/2024 | 18:15 Por Redação Modificado em 25, junho, 2024 5:06

A Câmara Municipal de Cascavel, no oeste do Paraná, aprovou a criação do programa “Esmola não é dignidade”, com o objetivo de promover ações que conscientizem a sociedade sobre a realidade das pessoas em situação de rua.

O projeto, que recebeu sinal verde dos vereadores, visa orientar a população sobre formas mais eficazes de ajudar os moradores de rua, desencorajando a doação direta de dinheiro.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Assistência Social, atualmente, Cascavel tem cerca de 400 pessoas vivendo nas ruas. “A gente tem capacidade para atender essas pessoas. Elas têm comida, roupa lavada, dormitórios. Você não ajuda dando esmola. O atendimento que prestamos leva ao acolhimento de quem está na rua”, explicou um representante da secretaria.

Especialista em Serviço Social, Cristiane Konno, ressalta que a doação de esmolas pode perpetuar a vulnerabilidade dessas pessoas. “A esmola é o recurso que ele vai usar como estratégia de sobrevivência. Precisamos romper com ciclos de caridade, que acabam criando uma relação de dependência, de que hoje tem e amanhã não tem”, afirmou. A população pode contatar o Serviço de Abordagem Social da Prefeitura de Cascavel pelo telefone (45) 98431-6376 para mais informações sobre como ajudar.

 

Com informações: G1 Paraná

16 Comentários

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!