Carambeí aprova lei para punir donos de cães agressivos em caso de ataque
Paraná Policial Política Região Campos Gerais Vitrine

Carambeí aprova lei para punir donos de cães agressivos em caso de ataque

04/09/2024 | 17:45 Por Eduarda Malucelli Modificado em 04, setembro, 2024 5:25

A Câmara Municipal de Carambeí aprovou e a prefeita Elisangela Pedroso (PL) sancionou uma nova legislação que visa aumentar a segurança tanto da população quanto dos animais no município. A Lei nº 1547/2024 impõe multas para os tutores de cães que permitirem que seus animais circulem soltos pelas ruas e ataquem pessoas ou outros animais.

Proposta pelos vereadores Sandro Marcelo de Oliveira, Antônio Valdelino de Oliveira, Eclaiton Moreira Bueno, Diego Josino Xavier de Macedo e Sergio Luis de Oliveira, a lei tem como objetivo coibir a irresponsabilidade dos tutores e promover uma convivência mais segura e pacífica entre humanos e animais, conforme detalhado no documento.

As penalidades previstas na nova lei variam de acordo com a gravidade do ataque. As multas começam em R$ 109 para a primeira infração e podem chegar a R$ 10.968 em casos que resultem na morte de uma pessoa. Além das multas, os tutores infratores deverão participar de sessões educativas para conscientização sobre a posse responsável de animais.

Em casos de ataques graves ou de reincidência, o cão agressor poderá ser temporariamente apreendido até que o tutor comprove ter condições seguras para manter o animal, além de cumprir todas as obrigações legais. A lei também prevê campanhas educativas promovidas pelo Poder Executivo para conscientizar a população sobre a responsabilidade dos tutores em relação aos seus animais. A legislação entra em vigor na data de sua publicação.

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!