Crise no setor madeireiro leva cidade a cancelar festa de 202 anos
Cidades Vitrine

Crise no setor madeireiro leva cidade a cancelar festa de 202 anos

12/08/2025 | 10:29 Por redacao mz

A comemoração do aniversário de 202 anos de Jaguariaíva, que tradicionalmente reúne grandes shows e atrações, será diferente em 2025. A prefeitura decidiu cancelar a programação festiva da semana de 15 de setembro – fundação da cidade, devido à crise que atinge o setor madeireiro, um dos principais motores da economia local, e ao impacto do “tarifaço” que afetou empresas e trabalhadores da região.

Um vídeo de cerca de quatro minutos, divulgado pela gestão, explicou os motivos da decisão e destacou que, apesar do formato reduzido, a cidade não deixará a data passar em branco, já que não terá a Expo Jaguariaíva. Um momento solene deve ser feito em alusão ao dia 15 de setembro.

O prefeito Juca Sloboda afirmou que, neste ano, haverá apenas uma celebração modesta, em solidariedade aos empresários e funcionários prejudicados pela retração no mercado, e que a prefeitura já sentiu a queda na arrecadação, sendo necessário cortar gastos para priorizar as contas públicas e manter os compromissos em dia. “É uma questão de responsabilidade; como gestores, temos que agir com cautela”, declararam os dois.

Reginaldo Cheirubim, vice-prefeito, também reforçou que o momento não é adequado para festas grandiosas. “Pra fazer festa, devemos estar em clima de festa […] momento é de insegurança e de manter o emprego de milhares de pessoas de Jaguariaíva”, frisou.

Embora ainda não houvesse sido divulgado o nome dos artistas que se apresentariam, o evento costuma trazer nomes de destaque nacional.