Dengue chega a Reserva e continua avançando no Paraná
Paraná Saúde

Dengue chega a Reserva e continua avançando no Paraná

08/02/2024 | 16:30 Por Gabriel Vinicius Cabral Modificado em 08, fevereiro, 2024 3:46

A Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária de Reserva divulgou na última quarta-feira (7), o primeiro caso confirmado de dengue em 2024 no município, no distrito de Campinas Belas. Uma mulher na faixa dos 60 anos.

No ano passado foram confirmados em Reserva ao todo 32 casos, cinco confirmados de dengue e um de chikungunya, 24 descartados e três inconclusivos, zika vírus zerado.

Contudo, vale ressaltar que as pessoas que sentirem os principais sintomas da doença devem procurar a unidade de saúde mais próximas. Os principais sintomas são:

Febre alta a partir de 38 graus, dores pelo corpo e nas articulações, mal-estar, falta de apetite, dores de cabeça, manchas vermelhas que podem aparecer até 15 dias depois da infecção pelo mosquito conhecido cientificamente por Aedes aegypti.

Para combater a proliferação do mosquito-da-dengue, as pessoas devem tomar alguns cuidados simples, como colocar areia em vasos e pratos de plantas, evitar acumular água em pneus, latas e garrafas, limpar e manter fechada a caixa d’água, receber os agentes de endemias.

O último boletim semanal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrou 7.238 novos casos e mais dois óbitos pela doença no Paraná. As mortes foram em Apucarana. 

Novo comentário

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!