A maior festa da Igreja é a Páscoa. O ciclo pascal tem início na Quarta-Feira de Cinzas e segue por um tempo de preparação: a Quaresma. São cinco domingos que culminam no sexto, é o Domingo de Ramos. Em 2025, ele será celebrado neste domingo, dia 13. Também conhecido como ‘Domingo da Paixão’, esse dia representa o grande portal pelo qual entramos na Semana Santa, tempo em que contemplamos os últimos momentos da vida de Jesus: sua entrada em Jerusalém, acolhido por uma multidão festiva e, portanto, a memória da sua Paixão. Já no ano 400, a procissão de ramos era realizada em Jerusalém. Toda a missa deste dia é dedicada ao tema da Paixão de Cristo: os textos dos Evangelhos, conforme o ano litúrgico, narram a Paixão.
O Domingo de Ramos é marcado pela bênção e a procissão dos ramos, geralmente feitas fora da igreja. Neste ano, por orientação do bispo Dom Bruno Elizeu Versari, os fiéis são convidados a realizar uma peregrinação maior, caminhando de um local mais distante até a igreja, oferecendo essa peregrinação como gesto de esperança pelo mundo. Ramos verdes são dispostos no chão, em diferentes lugares da igreja e também são trazidos pelo povo, que os conservam em casa como símbolo da vitória do Cristo e sua entrada triunfal.
Segunda, Terça e Quarta-Feira Santas, a comunidade se reúne para celebrar a Eucaristia e participar de momentos devocionais. Recorda-se o tempo em que Jesus, junto aos discípulos, estava em Jerusalém, se preparando para a páscoa judaica. Os Evangelhos mostram a intimidade de Jesus com os seus. “São dias de reflexão sobre a figura de Jesus como o servo sofredor. A Quaresma é tempo de graça e salvação. É preciso se preparar para viver de maneira intensa, livre e amorosa o momento mais importante do ano litúrgico e da história da salvação”, explica padre Alvaro Luiz Martins Nortok, assessor da Comissão Diocesana de Liturgia.
Tríduo Pascal
O tempo quaresmal se encerra na quinta-feira santa, às 18 horas, com a celebração da Missa da Ceia do Senhor, dando início ao Tríduo Pascal, o ápice da fé cristã. Esse tríduo se estende até a véspera do Domingo da Ressurreição – uma única celebração dividida em três dias. Por isso, se orienta que o fiel acompanhe todo o tríduo em uma mesma igreja. Na quinta-feira, acontece o ‘lava pés’, gesto de Jesus ao lavar os pés dos discípulos e são instituídos os sacramentos Eucaristia e da Ordem. As hóstias são consagradas e o Santíssimo Sacramento é transladado. O altar é desnudado, velas e flores são retiradas e as imagens cobertas com panos roxos. Mantém-se um silêncio profundo e respeitoso. neste dia. Um silêncio respeitoso por Jesus. Não há bênção final.
Pela manhã, também é celebrada a Missa do Crisma, com a bênção dos santos óleos, presidida pelo bispo e concelebrada por presbíteros e diáconos. Neste dia, os padres renovam os votos sacerdotais. “É uma manifestação da comunhão dos presbíteros com o bispo em um único e mesmo sacerdócio de Cristo. Por tradição, essa celebração ocorre pela manhã na Catedral. Os óleos consagrados são utilizados em crismas, batizados, unção dos enfermos e ordenações”, detalha padre Alvaro.
Sexta-Feira Santa
A Sexta-Feira Santa é o dia da adoração à cruz. É o único dia do ano em que não há celebração da missa em todo o mundo. Os fiéis se reúnem para ouvir a Palavra, com a proclamação do Evangelho da Paixão, orações universais e a coleta do óbolo de São Pedro. “Muitos vêm para se unir a Jesus pela dor. Celebra-se o mistério da sua paixão e morte. A cruz é vista como sinal da vitória de Cristo sobre a morte e o pecado”, explica padre Alvaro. É um dia de recolhimento até a Vigília Pascal. Algumas comunidades realizam procissões e momentos de espiritualidade, fortalecendo o amor a Cristo, sempre após a celebração, que normalmente acontece às 15 horas.
Sábado Santo
O Sábado Santo é um dia alitúrgico, sem celebrações pela manhã e à tarde. A partir das 18 horas, ocorre a Vigília Pascal, considerada a mãe de todas as vigílias, em honra ao Senhor. A celebração começa com a igreja às escuras. Um fogo é aceso do lado de fora e dele é aceso o Círio Pascal, símbolo de Cristo, que ilumina a comunidade como a coluna de fogo guiando o povo de Deus no deserto. “Cristo entra e ilumina. É a luz que brilha e afasta o medo. A Paixão de Cristo nos traz vida nova por meio da ressurreição”, afirma o assessor diocesano.
Domingo da Ressurreição
Com o Domingo da Ressurreição inicia-se o Tempo Pascal. A Páscoa é a celebração da aliança definitiva, a vitória sobre o pecado, a escravidão e a morte, realizada pelo sangue de Cristo. “É Ele que nós celebramos: o mistério de Cristo crucificado e ressuscitado. Dele emanam todas as graças para o nosso dia-a-dia e às celebrações dominicais dentro do Ano Litúrgico”, destaca padre Alvaro. A Oitava da Páscoa segue até o Dia de Pentecostes, que, em 2025, será celebrado no dia 8 de junho.
Importância
A Semana Santa é o coração da fé católica, destaca Dom Bruno. “Todo o ano litúrgico é organizado em vista da Páscoa. A festa mais importante da liturgia da Igreja é a Páscoa. Jesus dá a vida, passa pela cruz e da cruz ressuscita para dizer que todo aquele que Nele crê também terá cruzes, mas não ficará sepultado, não morrerá, viverá! É isso que nós celebramos e nisso que nós cremos”, enfatiza.
“Quando iniciamos a Semana Santa, no Domingo de Ramos, lembrando a entrada de Jesus em Jerusalém, passamos pela Quinta-Feira: de manhã, a reunião com os padres, celebração da unidade, onde todos celebramos o nosso compromisso de fidelidade, aquilo que juramos na nossa ordenação. À noite, celebramos a missa da instituição da Eucaristia, a missa do Lava Pés, onde Jesus institui a Eucaristia e junto dela está o sacerdócio, o ministro da Eucaristia, aquele que faz a Eucaristia para nós”, detalha o bispo.
Is SonoVive a scam or a legitimate supplement?: sonovive scam
Is SonoVive a scam or a legitimate supplement?: sonovive scam
Is Cacao Bliss a scam or is it a legitimate product?: Cacao Bliss scam
Is MitoThrive a scam, or is it legitimate?: mitothrive scam
Is MitoThrive a scam, or is it legitimate?: mitothrive scam
Is Pineal Pure a scam or is it legitimate?: pineal pure scam
Is AppaNail a Scam or Legit?: AppaNail scam
Thank you for the auspicious writeup It in fact was a amusement account it Look advanced to more added agreeable from you By the way how could we communicate
Thankyou for this post, I am a big big fan of this web site would like to proceed updated.
https://www.droversointeru.com
You have noted very interesting details! ps nice web site.
https://www.droversointeru.com
I’m really enjoying the theme/design of your blog. Do you ever run into any internet browser compatibility problems? A handful of my blog audience have complained about my website not working correctly in Explorer but looks great in Chrome. Do you have any tips to help fix this issue?
https://www.droversointeru.com
It is really a great and helpful piece of information. I’m glad that you simply shared this helpful info with us. Please stay us up to date like this. Thanks for sharing.
https://myswissmailaddress.com