O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou a suspensão total e imediata da plataforma X no Brasil. A medida permanecerá em vigor até que todas as determinações judiciais sejam cumpridas e as multas aplicadas sejam pagas. Além disso, a plataforma deve nomear um representante legal no país.
O prazo dado a Elon Musk, dono do X, para atender às exigências do ministro Alexandre de Moraes, expirou às 20h07 desta quinta-feira (29/8). Musk não indicou um representante legal no Brasil nem respondeu às ordens judiciais, o que levou à determinação de retirada do X do ar no país.
Antes de tomar essa decisão, Moraes foi informado por sua equipe técnica de que não houve qualquer manifestação da plataforma em resposta às solicitações. Agora, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) será notificada para comunicar às operadoras de telecomunicação que executem o bloqueio do site.
“Assim que possível, a plataforma poderá voltar a operar, desde que cumpra todas as ordens judiciais e nomeie um representante legal no Brasil”, declarou Moraes.
Com informações: Metrópoles