Após colocar em férias coletivas parte dos trabalhadores de Jaguariaíva, a empresa do ramo madeireiro BrasPine informou na terça-feira (22) que estenderá a medida para sua unidade em Telêmaco Borba, conhecida como a “Capital Nacional do Papel” – importante produtora de celulose no país. A decisão impactará 1.500 dos 2.500 colaboradores diretos das unidades da empresa no Paraná.
De acordo com o comunicado oficial, a medida foi tomada em razão das dificuldades enfrentadas nos mercados internacionais, especialmente pela alta taxa tarifária imposta pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros, que chega a 50% — mais que o dobro das tarifas aplicadas a outros países concorrentes, que variam entre 10% e 20%. Isso tem causado perda de competitividade e queda na demanda por madeira nacional.
O CEO da BrasPine, Eduardo Loges, afirmou que a decisão é estratégica. “Reconhecemos que esta nova etapa de férias coletivas — a segunda neste ano para esta unidade — traz impactos pessoais e organizacionais. No entanto, trata-se de uma medida que visa proteger empregos e garantir a continuidade da BrasPine no longo prazo.”
A empresa também demonstrou confiança em que as negociações diplomáticas e comerciais entre Brasil e Estados Unidos possam evoluir, permitindo um ambiente mais justo para o setor madeireiro brasileiro.
Armando Giacomet, fundador da empresa, reforçou o compromisso da BrasPine com o desenvolvimento regional e o respeito às pessoas. “Orgulhosamente paranaense, a BrasPine nasceu há 28 anos. Em cada decisão, especialmente nos momentos mais desafiadores, reafirmamos nosso papel social e econômico nas regiões onde atuamos.”
Recentemente, a empresa anunciou férias coletivas a 700 colaboradores em sua unidade de Jaguariaíva.