Política Vitrine

Ex-presidente Bolsonaro vai pedir autorização ao STF para visitar Israel

11/03/2024 | 16:11 Por Redação MZ Modificado em 11, março, 2024 4:11

A defesa do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) planeja acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda nesta semana para pedir uma autorização de viagem do político a Israel. Com passaporte retido por decisão da Corte, uma viagem ao exterior depende de liberação do ministro Alexandre de Moraes.

Em discurso em Salvador, na última sexta-feira (8), Bolsonaro disse ter recebido uma carta com convite para ida ao país do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. O movimento relatado pelo político se dá em um período de embates entre Israel e o governo brasileiro. Representantes do país criticaram o presidente Lula (PT) por uma comparação entre as ações israelenses contra palestinos ao Holocausto. O país respondeu com situações que desencadearam uma crise diplomática.

O prazo estimado para a viagem ainda não foi definido pela equipe do ex-presidente, mas toda a programação deve constar no pedido a ser protocolado junto à Corte.

Atualmente, Netanyahu se vê distante de aliados políticos. O afastamento ganhou força após denúncias que questionam excesso de força militar contra civis palestinos, que não fazem parte da guerra. Entre os movimentos está a morte de pessoas que buscavam ajuda humanitária. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou a criticar o israelnse, e fez uma avaliação de que os movimentos de Netanyahu têm mais prejudicado do que ajudado Israel. Apesar do comentário, Biden manteve o envio de armas para o país.

 

 

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!


Chat online
1
Fale com o Portal MZ!
Tudo bem?
Fique à vontade para mandar mensagem :)
Faça parte do nosso grupo do Whatsapp!!