A proposta de encerrar a escala de trabalho 6×1, que prevê seis dias de trabalho para um dia de folga, gerou uma onda de debates nas redes sociais, impulsionada pelo Movimento Vida Além do Trabalho. Dados da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados mostram que cerca de 30 mil postagens foram feitas sobre o tema entre 7 e 12 de novembro, com crescimento expressivo no engajamento dos usuários.
O volume de publicações nas redes X, Facebook, Instagram, LinkedIn e TikTok subiu 2.120% em poucos dias, saltando de 539 postagens no dia 7 para 11.969 no dia 12. O aumento no número de interações também foi impressionante, atingindo 14,9 milhões no último dia analisado, um crescimento de 5.513%. “O tema se transformou em fenômeno nas redes. Além de mostrar a eficiência da narrativa dos promotores da PEC, o fenômeno demonstra ainda o interesse dos brasileiros, independentemente de sua posição político partidária”, destacou Marcelo Tokarski, CEO da Nexus.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC), apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), sugere a criação de uma jornada de trabalho de 36 horas semanais, dividida em quatro dias de trabalho, substituindo o modelo atual de seis por um. Segundo o levantamento, 67% das publicações analisadas apoiam a medida, enquanto 26% são neutras e 7% contrárias.
Mesmo com críticas ao modelo sugerido, Tokarski ressalta que o apoio popular pode pressionar o Congresso: “Deixa clara a tendência de o Congresso receber forte pressão popular pela aprovação da PEC”. As 100 postagens mais engajadas em cada plataforma somaram 91% das interações totais, mostrando como a proposta ressoou intensamente no ambiente digital.
Com informações: Agência Brasil| Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
ec5sth