Força Aérea recupera caixa preta do avião que caiu em Vinhedo
acidente Brasil Paraná

Força Aérea recupera caixa preta do avião que caiu em Vinhedo

10/08/2024 | 11:00 Por Redação Modificado em 10, agosto, 2024 8:50

O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) da Força Aérea Brasileira informou que recuperou a caixa-preta do avião que caiu na tarde de sexta-feira (9) em Vinhedo, São Paulo. O acidente foi considerado de alta complexidade, e havia preocupação de que as altas temperaturas no local pudessem ter danificado os equipamentos de gravação.

A unidade Cenipa 4, localizada em São Paulo, conseguiu localizar os gravadores conhecidos como CVR (cockpit voice recorder), que registra as vozes na cabine, e o FDR (flight data recorder), que armazena dados do voo, como altitude, velocidade e condições meteorológicas. O avião, um ATR 72-500 da Voepass, antiga Passaredo, transportava 61 pessoas e caiu em uma área residencial de Vinhedo, resultando na morte de todos a bordo.

A aeronave, identificada pela matrícula PS-VPB, havia decolado de Cascavel, no Paraná, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Moradores próximos ao local do acidente relataram à Folha momentos de pânico, descrevendo um barulho “terrível” durante a queda. Um jovem que auxiliou no resgate de dois idosos da casa onde a aeronave caiu descreveu a cena como assustadora.

Em entrevista coletiva realizada em Brasília, o brigadeiro do ar Marcelo Moreno, chefe da Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, informou que os gravadores serão enviados para a capital federal, onde serão analisados em um laboratório especializado.

 

Com informações: Folhapress e Banda B

24 Comentários

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!