Frente fria intensa deve derrubar temperaturas e trazer geadas e neve ao Sul do Brasil
Paraná Vitrine

Frente fria intensa deve derrubar temperaturas e trazer geadas e neve ao Sul do Brasil

26/05/2025 | 09:59 Por redacao mz

A chegada de uma potente massa de ar polar promete mudar drasticamente o cenário climático no Sul do Brasil a partir da próxima segunda-feira, 27 de maio. De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a frente fria será a mais forte registrada em 2025 até o momento e trará consigo um acentuado declínio nas temperaturas.

No Paraná, o frio será sentido de forma mais intensa nas regiões Centro-Sul, Sudeste e no extremo Sul do estado, onde os termômetros podem marcar valores negativos. Entre os dias 28 de maio e o início de junho, as manhãs devem ser marcadas por geadas generalizadas e temperaturas próximas ou abaixo de zero. Municípios como Palmas, que tradicionalmente registram os menores índices térmicos do estado, podem enfrentar mínimas negativas. Já no Norte paranaense, as temperaturas devem cair para a faixa dos 4°C.

A combinação do ar frio com a umidade vinda de um ciclone extratropical no oceano também poderá favorecer a ocorrência de neve ou outros tipos de precipitação invernal em áreas elevadas da Região Sul. O Climatempo e o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alertam para a possibilidade de neve nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, especialmente na quinta-feira, 29 de maio.

Com essa onda de frio, há potencial para que o Brasil registre a menor temperatura do ano até agora. O recorde atual pertence a São Joaquim (SC), onde os termômetros marcaram -3,2°C em 22 de maio. No Paraná, a menor marca foi de 4°C, registrada em Palmas no dia 29 de abril.