O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), expressou suas condolências pelo falecimento da primeira-dama de Curitiba, Margarita Sansone, ocorrido nesta terça-feira (20). Esposa do prefeito Rafael Greca (PSD), Margarita foi uma figura notável na capital, especialmente por sua dedicação às causas sociais e aos mais vulneráveis.
“A cidade de Curitiba perdeu hoje a sua primeira-dama. Eu perdi uma amiga, uma entusiasta do desenvolvimento do nosso Paraná”, afirmou Ratinho Junior em nota oficial. “Genuinamente, a Margarita simbolizava o amor: o amor pelo marido, o amor pela cidade que ajudou a cuidar e o amor pelo povo do Paraná. Descanse em paz, Margarita. Nós continuaremos aqui, ao lado do prefeito Greca, trabalhando para fazer aquilo que você tanto gostava: ver os ‘curitibinhas’ sorrirem. Descanse em paz sabendo que a nossa gratidão será permanente por tudo aquilo que você fez pela cidade. Aos amigos e familiares o meus sentimentos nesse momento de profunda dor”, completou o governador.
Nascida em Buenos Aires, Margarita se estabeleceu no Brasil ainda jovem, onde construiu sua carreira e família. Graduada em Economia, ela trabalhou como jornalista, lecionou língua e literatura francesa e também se dedicou ao estudo de arqueologia e história da arte. Ao lado de Rafael Greca, Margarita se destacou por seu trabalho humanitário, recebendo amplo reconhecimento por sua atuação em prol dos menos favorecidos e por sua dedicação à cidade de Curitiba.
Durante seu tempo como primeira-dama, liderou diversas iniciativas de inclusão social e apoio às famílias em situação de vulnerabilidade, sendo uma de suas principais realizações a criação da Fundação de Ação Social (FAS) de Curitiba, em 1993. Ela também presidiu a Fundação Cultural de Curitiba (FCC).
Rafael Greca, em suas redes sociais, lamentou profundamente a perda da esposa, com quem compartilhou grande parte de sua vida. “Com profundo pesar e meu coração curitibano dilacerado, cumpro o doloroso dever de comunicar a passagem de minha amada Margarita Elisabeth Pericás Sansone de Macedo. Que o bem infinito que ela desejou aos Curitibinhas, suas famílias e, principalmente, aos mais vulneráveis seja o tom dessa sua despedida”, escreveu Greca.
A missa em homenagem a Margarita será realizada na quarta-feira (21), às 15h, no Memorial de Curitiba. O sepultamento ocorrerá em seguida, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula. O prefeito pediu que, em vez de coroas de flores, os amigos façam doações de alimentos ao Banco de Alimentos ou de itens ao Disk Solidariedade, como forma de homenagem.
Com informações: AEN |Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN