Cultura Esporte Eventos Lazer e Entreterimento Mundo Vitrine

Heptacampeão mundial destaca importância do ‘Volta do Mundo- Bambas’ na valorização da Capoeira: ‘excelente iniciativa’

21/07/2023 | 11:53 Por Eduardo Matheus Modificado em 21, julho, 2023 12:07

O paranaense, Flavio Oliveira da Silva Dhein, de 37 anos, desembarcou nesta semana no Brasil para enfrentar o chileno Moica em um desafio internacional

O heptacampeão mundial de Capoeira Muzenza, Flavio Oliveira da Silva Dhein, de 37 anos, conhecido mundialmente como Contramestre Magrela da Muzenza, destacou em entrevista nesta quinta-feira (20) ao Portal MZ Notícia a importância da competição ‘Volta do Mundo- Bambas na valorização da Capoeira. O evento será realizado neste sábado (22), no Pão de Açúcar, na cidade do Rio de Janeiro.

“Vejo como uma excelente iniciativa aonde gera oportunidades para vários setores dentro da capoeira, valorizando assim não somente o atleta por ser tratar de uma competição esportiva mas trazendo junto também o valor que tem um bom cantador e músico de capoeira para marca o ritmo da competição, uns bons tocadores para forma a bateria e dar harmonia ao jogos. A importância e valorização de um coach específico de capoeira na preparação do atleta, o produto fomenta o marketing e a publicidade dentro da capoeira e proporciona trabalho para capoeirista que tem especialidades em diversos campos como estes citados em cima entre outro mais. Entrando na parte esportiva da capoeira é um evento que têm todos os ingredientes para se tornar um fantástico produto de entretenimento a médio e largo prazo para tv, streaming entre muitos outras plataformas que existem hoje em dia mercado, que certeza depois desta edição abrira grande caminhos e novos propósitos. Parabenizo a todos da diretoria pela iniciativa e como sempre digo, a busca es constantes por melhoras, a capoeira tem muita margem para ser explorada, somamos e seguimos e Capoeira Sempre Mais”, destacou o atleta.

Nesta edição histórica, o público vai conferir emocionantes disputas de cinturão masculino e feminina, desafio internacional, atletas PCDs e uma premiação inédita de 50 mil reais. Além disso, os atletas utilizarão protetor bucal nos combates.

Originário de modalidades como MMA e boxe, o uso do protetor bucal agora se estende à Capoeira, visando garantir a segurança dos atletas. Essa peça fundamental oferece proteção aos dentes e à estrutura bucal durante os movimentos intensos da luta, reduzindo o risco de lesões graves e contribuindo para o bem-estar dos praticantes.

Ao criar uma barreira de absorção de choque, o protetor bucal distribui a força dos impactos e evita fraturas dentárias, deslocamentos de mandíbula e possíveis lesões na cabeça. Sua utilização ressalta o compromisso com a segurança e o crescimento da capoeira como esporte de alta performance.

“Eu acho super importante implantarmos o protetor bucal em uma competição de capoeira como o VMB, pois estamos mostrando que o profissionalismo e a preocupação com o atleta estão cada vez maiores, e também queremos tirar a mística de que na capoeira que usar protetor bucal é sinônimo de briga. Então veja com muito bons olhos esse momento”, observa o diretor-técnico Felipe Tropeço.

A atração principal da noite será a disputa de cinturão na categoria masculina e do cinturão interino na categoria feminina.

No card masculino, Erick Maia, vencedor do GP disputado em agosto de 2022 e atual detentor do título, enfrenta o desafiante Arthur Fiu, vencedor do GP de novembro. Essa disputa é aguardada com enorme expectativa pela comunidade da capoeira.

O lutador Thiago Marreta, ex- UFC , que é embaixador do Volta do Mundo, estará no evento e entregará o cinturão para o vencedor.

“Estou extremamente animado por ter conseguido agendar minha viagem para o Rio de Janeiro no dia 22 e ter a oportunidade de prestigiar o VMB 50K. Tendo participado da primeira edição, conheço o impacto significativo que o Volta do Mundo tem na capoeira, tornando-se hoje a maior competição do mundo. Nada poderia ser melhor do que testemunhar pessoalmente esse evento maravilhoso no emblemático cenário do Pão de Açúcar. Como capoeirista e embaixador do VMB, sinto uma emoção indescritível ao ver o que essa competição construiu em um ano. Estar no Pão de Açúcar representa uma conquista extraordinária para esse esporte. Tenho plena certeza de que os olhos do mundo estarão voltados para o VMB 50K”, disse o lutador.

No feminino, o duelo será entre as competidoras Kitana e Bailarina, que disputarão o título interino devido à séria lesão no joelho da atual campeã mundial, Navalha, que precisou ser retirada do card. Navalha enfrentaria a vencedora do confronto entre Kitana e Bailarina, que aconteceria ainda neste mês para definir a desafiante.

A Yana Kunitskaya, mulher do Marreta, estará no evento e entregará o cinturão para a campeã feminina. Ela luta MMA e é atleta do UFC.

“O objetivo sempre foi levar a capoeira para a prateleira mais alta no cenário das lutas de alta performance, reforçando no capoeirista em geral o prazer de praticar um esporte respeitado por todos e naqueles que se dedicam integralmente à modalidade o reconhecimento como atleta de alto rendimento por parte da comunidade esportiva. O MMA e o jiu-jitsu já viveram essa escalada; é a vez da capoeira. Estamos confiantes de que demos um enorme passo nessa direção”, comemora Saverio Scarpati, diretor-executivo da empresa.

Combates

Categoria PCD: Cacique x Ivan Neco x Patoca

Categoria Master: Mestre Calango x Mestre Topeira

Desafio Internacional: Magrela (Espanha) x Moica (Chile)

Categoria Ranqueados: Bem-te-vi x Miller

Disputa de cinturão interino feminino: Kitana x Bailarina

Disputa de cinturão masculina: Erick Maia x Arthur Fiu.

Contramestre Magrela avalia positivamente o Volta do Mundo- Bambas

O contramestre Magrela fará um combate inédito na competição ‘Volta do Mundo – Bambas’, que é considerada uma das competições mais prestigiadas do planeta. Ele enfrentará o capoeirista Moica que representará o Chile.

Magrela será o representante da Espanha no duelo que promete agitar a noite. Ele avaliou positivamente o evento.

Portal Mz Notícia: Como você avalia esta edição do “Volta do Mundo- Bambas”?

Magrela Muzenza– A cada edição a direção do evento está subindo o nível em todos os aspectos e isso é de grande relevância e importância. Ajustar os detalhes dos anteriores e apostar sempre na melhoria do próximo, é um evento que está em fase de crescimento e tem muita margem ainda para expandir e crescerão ainda mais, se mantém este propósito e consigam manter essa frequência de execução, que vem desenvolvendo em este curto prazo de trabalho. E em está edição será a melhor realizada até o momento, com excelentes casamentos de jogos, valorizando a importância dos atletas “PCD” dentro da capoeira, disputa de cinturão tanto feminino como masculino, trazendo a categoria Master, acima de 40 anos para o desafio provando assim que a capoeira não tem limites de idades, gêneros e nem deficiência física. E ainda como prato forte provando que a capoeira ganhou o mundo trazendo um desafio internacional entre Espanha vs Chile, no qual estarei representando Espanha em está edição, justamente por ter a dupla nacionalidade e realizar um trabalho em terras espanholas a mais de 18 anos. E o meu desafio será contra um grande atleta natural do Chile que estará representando seu país em está super edição do VMB50K.
Além das atrações que os atletas trás para esse evento o cenário aonde será realizado é incrível, nada más nada menos que uns dos pontos turísticos mas emblemáticos do Río de Janeiro e do mundo, o famoso Pão de Açúcar, estamos ansioso para fazer um grande espetáculo de capoeira em espaço maravilhoso.

Portal Mz Notícia: Nos combates, os atletas poderão utilizar protetor buscal, qual é sua opinião sobre o uso?

Magrela Muzenza– É uma excelente ideia, para preservação da integridade física do atleta, partindo de um ponto que estamos trabalhando com a parte esportiva da capoeira e profissionalizando essa área da capoeira, então vejo muito bem a introdução deste material como também para um futuro a introdução de proteções genitais. Porém pego um gancho pra salientar que todos esses mecanismo é para um parte específica da capoeira, uma competição. Não vejo esses métodos sendo introduzido em uma atividade tradicional e normal de capoeira, até porque cantar é responder o coro com um protetor bocal sería inviável e sairíamos da essência da capoeira. Hoje em dia devemos entender a capoeira não no seu contexto geral e sim por suas ramificações e entender oque está sendo trabalhando em cada exato momento. A capoeira é rica em diversidade e muito amplia para ser enquadrar e qualificada de uma só forma, temos a capoeira como cultura, esporte, educação e arte, e em cada uma desta dinâmica ela se expressa de uma forma e de uma maneira diferente, não podendo julgar assim oque vamos ver no VMB50K como a capoeira em seu contexto geral, não, ali vamos ver uma parte da capoeira, a capoeira em sua maior e melhor excelência esportiva. Digo isso para exemplificar e para que possamos entender a capoeira em seu contexto atual.

Portal Mz Notícia: Qual é a expectativa que você tem em relação a sua primeira participação neste evento?

Magrela Muzenza– Positiva, muita gente me escreviam perguntando quando iriam me convidar, quando recebi a proposta a direção também me disse o mesmo que muita gente também pediam minha participação. Como diz o ditado:
– “Tudo no tempo de Deus”.
A hora é essa, e estou determinado em elevar o nome da capoeira ao mais alto patamar e se essa for uma oportunidade vou aproveitar para mostrar a força que nós capoerista temos e que no final a vencedora seja sempre a capoeira. Plantando hoje para que os meus alunos e alunos dos meus alunos possam colher la na frente, assim foi com os Mestres Bimba e Pastinha, assim foi com Mestre Burguês, entres outros mestres de renomados grupos que expandiu a capoeira pelo mundo e hoje é a nossa vez, a nosso momento de profissionalizar e elevar à capoeira a um outro patamar, a uma nova era.

Portal Mz Notícia: O que você espera desta competição e qual benefício de um evento como este para a Capoeira?

Magrela Muzenza– Espero uma competição com critérios objetivos aonde o público possa realmente identificar o ganhador e o vencedor seja o legítimo campeão. É difícil entender uma competição de capoeira para um capoeirista normal e muito mais para um público leigo. Por isso a competição é diferente de uma roda de capoeira. Competição tem regras e normal e o melhor atleta dentro destas normas será o vencedor, nem sempre o melhor jogador de capoeira será o melhor atleta de capoeira e consequentemente o campeão, é bom frisar isso, e justamente daí vem os benefícios de uma competição como esta, porque faz a capoeira crescer a se estruturar, a abrir novos mercados de trabalhos, é disso que precisamos para a capoeira expandir novos horizonte e evento como este vem só agregar para esse crescimento de daí a importância de apoiar trabalhos como estes, em pro da capoeira é sua melhoria no cenário mundial dos esportes.

3 Comentários

  • Kennys disse:

    Se você mora no Brasil e ainda não decidiu como passar suas horas da noite, então um dos passatempos interessantes e interessantes é o https://ivibetonlinebr.com/ casino, porque é viciante desde o início, porque você pode ganhar dinheiro com isso, e você não pode ganhar com tudo isso. você ainda tem que sair de casa

  • Eva24 disse:

    O Brasil sempre teve uma paixão ardente pelo esporte. Do futebol à fórmula 1, os brasileiros adoram acompanhar e torcer por seus times e atletas favoritos. Com a legalização https://1xbetsbrasil.com.br/app/ das apostas esportivas no país, essa paixão se transformou em uma indústria vibrante e em crescimento. A 1XBET Brasil surgiu como uma resposta às necessidades dos apostadores brasileiros, oferecendo uma plataforma acessível e confiável para explorar suas habilidades de previsão e ganhar dinheiro enquanto se divertem.

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!


Chat online
1
Fale com o Portal MZ!
Tudo bem?
Fique à vontade para mandar mensagem :)
Faça parte do nosso grupo do Whatsapp!!