O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a Nova Délhi na tarde desta sexta-feira (8) para participar da reunião de líderes do G20, grupo formado pelas maiores economias do mundo. Lula estava acompanhado pela primeira-dama, Janja da Silva. Os dois embarcaram na quinta-feira depois de participarem do desfile oficial do 7 de Setembro, em Brasília.
Nesta semana, o petista empenhou membros do seu governo para visitarem a Região Sul do Brasil afetada pelo ciclone que tirou a vida de 41 pessoas. O que chamou atenção foi o desprezo do presidente aos desabrigados e vítimas da maior tempestade registrada no Rio Grande do Sul nos últimos 40 anos.
Porém, no G20, a expectativa é que Lula faça três discursos durante a cúpula, que acontecerá neste fim de semana, com ênfase para o meio ambiente, a paz entre Rússia e Ucrânia, a maior participação das nações em desenvolvimento em órgãos como o Conselho de Segurança, a redução das desigualdades e o combate à fome.
No domingo, Lula receberá do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, a presidência do G20. O mandato do Brasil vai vigorar por um ano, com mais de cem reuniões técnicas de 20 ministeriais, e terá como ponto alto uma cúpula de líderes do bloco em novembro de 2024, no Rio de Janeiro. Está previsto um discurso do presidente Lula.
Na presidência do G20, Lula terá de construir consensos e buscar o equilíbrio em um mundo polarizado entre Estados Unidos e China. Um integrante do governo próximo ao presidente brasileiro acredita que o Brasil ganhará mais visibilidade, pois terá participação direta nas negociações e decisões tomadas sobre temas da agenda internacional.
No domingo, Lula também terá reuniões com Emmanuel Macron, Presidente da República Francesa; Mark Rutte, Primeiro-Ministro do Reino dos Países Baixos.
Com Macron, a conversa deve ser o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. Lula já anunciou que a resposta do Brasil às ameaças de retaliação comercial ao bloco sul-americano por razões ambientais foi encaminhada aos europeus. A França é um dos países que mais resistem à liberalização do intercâmbio entre os dois blocos.
No sábado, o presidente vai se reunir com Recep Tayyip Erdoğan, Presidente da Turquia; e com Mohammad bin Salman, Príncipe Herdeiro e Primeiro-Ministro do Reino da Arábia Saudita
Dia 9 de setembro de 2023
Abertura da Cúpula do G-20 – Sessão I: “Uma Terra”
Almoço de Trabalho da Sessão I
Reunião com Recep Tayyip Erdoğan, Presidente da Turquia
Reunião com Mohammad bin Salman, Príncipe Herdeiro e Primeiro-Ministro do Reino da Arábia Saudita
Sessão II: “Uma Família”
Cerimônia de Lançamento da Aliança Global de Biocombustíveis (GBA)
Programação Cultural e Jantar dos Chefes de Delegação
Dia 10 de setembro de 2023
Cerimônia de deposição de oferenda floral no Memorial Raj Ghat Mahatma Ghandi
Sessão III: “Um Futuro”
Reunião com Emmanuel Macron, Presidente da República Francesa
Encerramento da Cúpula do G20
Transmissão da Presidência do G20 ao Brasil: Palavras do Primeiro-Ministro da Índia, Narendra Modi; Transmissão do martelo de madeira pelo Primeiro-Ministro da Índia ao Presidente da República do Brasil; Palavras do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva
Reunião com Mark Rutte, Primeiro-Ministro do Reino dos Países Baixos.