Mais de 2,6 mil fósseis mais antigos que os dinossauros são descobertos no Paraná
Novidades Paraná Ponta Grossa

Mais de 2,6 mil fósseis mais antigos que os dinossauros são descobertos no Paraná

28/01/2026 | 15:00 Por Gabriel Vinicius Cabral

Mais de 2,6 mil fósseis de 400 milhões de anos – ou seja, mais antigos que os dinossauros, que surgiram há menos de 250 milhões de anos – foram descobertos durante as obras de uma rede de transmissão de energia elétrica construída entre Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, e Assis, no sudoeste de São Paulo.

Para que as torres de alta tensão sejam instaladas, é necessário perfurar o chão – e, devido aos 215 sítios paleontológicos encontrados com material preservado, uma empresa especializada foi contratada para coletar os fósseis.

Os itens foram encaminhados à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), onde pesquisadores vão estudar os materiais e separar alguns deles para expor no Museu de Ciências Naturais da instituição de ensino.

As escavações foram feitas de abril a dezembro de 2025 ao longo de 300 km e resultaram em 2.650 amostras de fósseis de animais marinhos e terrestres e também de plantas.

As equipes começaram as perfurações em Ponta Grossa e passaram por Tibagi, Telêmaco Borba, Ventania, Curiúva, Ibaiti e Ribeirão do Pinhal. As quatro primeiras cidades ficam na região dos Campos Gerais e as outras três, no norte pioneiro do Paraná.

O Museu de Ciências Naturais da UEPG fica no Centro de Convivência do Campus de Uvaranas da universidade.

Ele fica aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h30,

Agendamentos de visitas guiadas em grupo podem ser feitas pelo WhatsApp (42) 3220-3024. Visitas individuais não precisam de agendamentos.

O campus fica na Avenida Carlos Cavalcanti, nº 4748, em Ponta Grossa.