Morte de recém-nascido por dengue é muito incomum segundo especialista
Dengue Paraná Saúde

Morte de recém-nascido por dengue é muito incomum segundo especialista

27/06/2024 | 18:15 Por Eduarda Malucelli Modificado em 27, junho, 2024 5:22

A morte de um recém-nascido por dengue no Paraná destacou uma rara forma de transmissão da doença: da gestante para o bebê. A médica infectologista do Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba, Camila Lopes Ahrens, afirmou que essa modalidade de contágio não é comum.

“A transmissão nesses casos pode ocorrer de duas formas, pode atravessar a barreira placentária e infectar o bebê ainda no útero e a transmissão no parto, especialmente se a mãe estiver na fase aguda da doença onde há quantidade grande de vírus no sangue”, explicou a profissional.

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado na terça-feira (25), a vítima, um bebê, morreu horas após o nascimento. A mãe, diagnosticada com dengue, foi internada em Marechal Cândido Rondon e deu à luz em Toledo. O bebê, nascido por cesariana, foi imediatamente encaminhado à UTI Neonatal devido à parada cardiorrespiratória e diagnóstico de dengue, mas infelizmente não sobreviveu.

O informe da Secretaria de Saúde não detalhou se a transmissão ocorreu via placenta ou durante o parto. A especialista, porém, ressaltou que gestantes com dengue têm maior risco de desenvolver complicações graves. “A doença pode exacerbar um quadro mais sério e por estar grávida, gerar um quadro de tendência a hemorragia, podendo gerar consequências mais sérias para mãe e bebê”, disse. Além disso, ela destacou que bebês infectados podem enfrentar complicações como febre alta, irritabilidade e dificuldades respiratórias, assim como adultos.

 

Com informações: G1 Paraná

Novo comentário

  • Josefa disse:

    Hi, Neat post. There is a problem together with your site in web explorer, could check this?

    IE nonetheless is the market chief and a good component to
    other people will pass over your fantastic
    writing because of this problem.

    Here is my blog post Amarily

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!


Chat online
1
Fale com o Portal MZ!
Tudo bem?
Fique à vontade para mandar mensagem :)
Faça parte do nosso grupo do Whatsapp!!