Mulher com 76 boletins de ocorrência é presa em Ponta Grossa por esquema de falsa aposentadoria
Paraná Policial Ponta Grossa

Mulher com 76 boletins de ocorrência é presa em Ponta Grossa por esquema de falsa aposentadoria

09/07/2024 | 19:45 Por Redação

 

Uma mulher de 44 anos foi detida na segunda-feira (8) em Ponta Grossa, acusada de estelionato e associação criminosa. De acordo com a Polícia Civil de São João do Triunfo, ela fazia parte de um esquema de vendas de falsas aposentadorias. O nome da suspeita não foi divulgado.

A mulher acumula 76 boletins de ocorrência, a maioria por fraude. O delegado Mateus Santarelli explica que a fraude era realizada em duas etapas.

“O esquema fraudulento ocorria em duas etapas: inicialmente uma funcionária do sistema de Saúde era a responsável por selecionar as vítimas, dava-se preferência para aquelas com baixa instrução. Em um segundo momento, após a triagem das vítimas, essas eram atendidas por uma suposta advogada, que ardilosamente cobrava valores em dinheiro sob o pretexto de que essas seriam aposentadas pelo INSS, mesmo ciente da impossibilidade de recebimento do benefício”, detalha.

O delegado também mencionou que as reuniões com as vítimas aconteciam em um estabelecimento comercial da cidade. Quando as vítimas não tinham dinheiro em espécie, o proprietário fornecia uma máquina de cartão, participando do crime. Na segunda-feira, mandados de busca e apreensão foram cumpridos em São João do Triunfo e região, onde muitas das vítimas residem. As investigações continuam. Quem tiver informações que possam ajudar na investigação pode entrar em contato pelos telefones 181 ou (42) 3447-1263, de forma anônima.

 

Com informações: G1 Paraná Foto: Amanda Menezes/RPC