A partir de 4 de dezembro, o sistema Defesa Civil Alerta será disponibilizado em todo o Paraná, assim como nos estados das regiões Sul e Sudeste. Essa tecnologia de comunicação por cell broadcast permite enviar alertas diretamente para celulares, utilizando a geolocalização, sem necessidade de cadastro prévio. O anúncio foi feito nesta terça-feira (19), em reunião entre o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig, e o diretor do Cenad, Armin Braun.
O sistema já foi testado como projeto-piloto em agosto nos municípios de Morretes e União da Vitória, áreas com histórico de desastres naturais. A tecnologia se destaca por sobrepor os alertas aos aplicativos do celular, alcançando todas as pessoas dentro do perímetro de risco. “O sistema vem para complementar as ações que já são feitas, de forma que realmente cheguemos nas pessoas em áreas de risco, permitindo que se preparem ou saiam com segurança”, destacou Schunig.
Os alertas são emitidos em situações críticas, como enchentes e deslizamentos, apresentando mensagens em destaque na tela do celular, acompanhadas de um som de sirene e alerta vibratório. “Essa ferramenta é uma camada adicional que abrange grande parte da população, enviando informações de emergência para salvar vidas”, explicou Braun.
O Defesa Civil Alerta foi desenvolvido pelo governo federal com apoio de entidades como a ANATEL e empresas de telefonia móvel. Similar a sistemas já usados em países como Estados Unidos e Alemanha, ele complementa outros métodos de comunicação, como SMS, WhatsApp e Google Maps. Testes iniciais mostraram que o sistema alcançou 82% da população de Morretes e 60% de União da Vitória, com melhorias sendo implementadas para ampliar sua eficácia.
Com informações: AEN| Foto: Gabriel Rosa/AEN