Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva em parceria com a QuestionPro revelou que 80% dos adultos apoiam a proibição do uso de celulares nas escolas. O estudo também aponta que essa posição é ainda mais forte entre os pais, com 82% deles favoráveis à medida, enquanto entre os entrevistados sem filhos, 72% compartilham da mesma opinião.
O apoio à proibição do celular nas instituições de ensino é expressivo em todas as faixas etárias, mas ganha maior destaque entre os adultos com 61 anos ou mais, atingindo 87%. “Essa é uma concordância transversal na sociedade, não existe divergência. E essa concordância atravessa gênero, idade, todos os perfis”, afirma Gabrielle Selani, gerente de pesquisa quantitativa do Instituto Locomotiva.
A proposta de proibir o uso de celulares nas salas de aula já está sendo discutida pelo Ministério da Educação, que planeja um projeto de lei sobre o tema. O assunto também está em debate na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, refletindo uma preocupação crescente com o impacto da tecnologia no ambiente escolar.
O estudo também revelou que 90% dos entrevistados acreditam que as crianças estão deixando de brincar na rua devido ao uso excessivo de celulares e televisão. Além disso, 69% consideram que a idade ideal para ter o primeiro celular é a partir dos 13 anos, embora 86% reconheçam que os jovens desejam ter um dispositivo antes disso.
Com informações: Agência Brasil| Foto: Tânia Rêgo