Paraná registra queda de 14,6% nos casos de síndromes respiratórias graves em 2026
Paraná Vitrine

Paraná registra queda de 14,6% nos casos de síndromes respiratórias graves em 2026

15/07/2026 | 10:57 Por Redacao

Boletim epidemiológico aponta redução nas hospitalizações por SRAG, mas Secretaria de Estado da Saúde reforça a importância da vacinação e dos cuidados para prevenir a transmissão dos vírus respiratórios.

Casos de SRAG apresentam redução no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), por meio do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), registrou redução de 14,6% no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na Semana Epidemiológica 26, em comparação com o mesmo período de 2025.

Apesar da queda, a Secretaria reforça que a vacinação continua sendo a principal estratégia para reduzir hospitalizações, complicações e mortes provocadas pelas doenças respiratórias.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Sesa, o Paraná contabilizou 13.782 casos de hospitalização por SRAG em 2026. No mesmo período do ano passado, haviam sido registrados 16.140 casos.

Crianças e idosos seguem entre os mais afetados

Os dados mostram que os casos continuam concentrados principalmente nos extremos de idade.

Entre crianças menores de seis anos foram registrados 5.723 casos, enquanto entre pessoas com 60 anos ou mais o total chegou a 4.572 hospitalizações.

Vacinação continua sendo a principal forma de prevenção

A Secretaria destaca que as vacinas contra Influenza, Covid-19 e Vírus Sincicial Respiratório (VSR) são fundamentais para proteger a população, especialmente os grupos prioritários.

Desde 29 de junho, a vacinação contra a gripe foi ampliada para toda a população e está disponível em mais de 1,8 mil salas de vacinação distribuídas pelo Paraná.

Até o dia 7 de julho, foram aplicadas 2.615.783 doses da vacina contra a gripe no Estado.

Desse total:

  • 1.067.028 doses foram aplicadas em idosos com mais de 60 anos;
  • 338.799 doses foram destinadas a crianças de seis meses a menores de seis anos.

A cobertura vacinal entre os grupos prioritários — idosos, gestantes e crianças de seis meses a menores de seis anos — alcançou 49,80%, índice superior à média nacional, de 44,72%.

A meta estabelecida é vacinar 90% desse público até o fim do ano, o que corresponde a aproximadamente 2.960.260 paranaenses.

Medidas ajudam a reduzir a transmissão

Além da vacinação, a Secretaria de Estado da Saúde orienta a população a manter medidas de prevenção para diminuir a circulação dos vírus respiratórios.

Entre as recomendações estão:

  • Higienizar frequentemente as mãos;
  • Utilizar lenços descartáveis para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar;
  • Evitar tocar olhos, nariz e boca;
  • Lavar as mãos após tosses e espirros;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Evitar contato próximo com pessoas com sintomas gripais;
  • Reduzir a permanência em locais fechados e com aglomerações durante períodos de maior transmissão;
  • Manter hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e boa hidratação.