Paróquia da Vila Cipa encena paixão de Cristo e cavalaria da Polícia Militar participarão do teatro
Cultura Teatro

Paróquia da Vila Cipa encena paixão de Cristo e cavalaria da Polícia Militar participarão do teatro

10/04/2025 | 17:01 Por Redação MZ

É tanta gente que vem acompanhar e se emocionar com a encenação da paixão e morte de Jesus Cristo na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Vila Cipa, em Ponta Grossa, que o espaço tem sido pequeno. Pensando no conforto de quem vem, a apresentação voltará a ser feita, este ano, no campo atrás da Casa da Criança e Adolescente Irmãos Cavanis, na região da igreja matriz.  O campo abriga de seis a oito mil pessoas e já foi palco da apresentação em 2023. Como a expectativa é receber de quatro a cinco mil pessoas em 2025, os organizadores optaram pelo local para oferecer mais comodidade ao público.

      “No ano retrasado, fizemos no campo que fica atrás da paróquia, atrás da Casa da Criança Cavanis. No ano passado, resolvemos voltar para o pátio da igreja porque tínhamos recém feito o asfalto no pátio. Mas, a nossa volta não foi muito boa só por um motivo: tinha muita gente e o espaço do pátio comporta, no máximo, três mil pessoas. Veio um pouco mais e ficou muito apertado, com gente na rua. Então, este ano, vamos voltar para o campo atrás da igreja. Lá cabem de seis a oito mil pessoas, bem tranquilo”, justifica um dos coordenadores do espetáculo, Renan Bianco.

Outra novidade é a participação de integrantes da Cavalaria da Polícia Militar, como atores. Serão seis soldados e seis cavalos. Os policiais e seus animais participaram da encenação até antes da pandemia, em 2019. Em 2020, 2021 e 2022 não houve a apresentação e, em 2023 e 2024, a PM não se apresentou. “Este ano, com a Cavalaria, nossa expectativa é atrair de quatro a cinco mil pessoas”, acrescenta Bianco. Os soldados e seus animais participarão, inclusive, do último ensaio, marcado para o Domingo de Ramos, das 15 às 17 horas, no campo atrás da paróquia.

Também estão sendo convidadas diferentes autoridades. Representantes do grupo teatral e o pároco, padre Edemar de Souza, estão visitando, pela primeira vez, vereadores, deputados e a prefeita Elizabeth Schmidt. Dom Bruno Elizeu Versari e o bispo emérito, Dom Sergio Arthur Braschi, foram chamados. A encenação é a mais antiga de toda a Diocese. É apresentada desde 1980. Estão envolvidos em torno de 60 a 80 atores, além dos voluntários que trabalham nos bastidores, como costureiras, responsáveis pelos figurinos, e equipe de apoio. A encenação da paixão de Cristo acontecerá na Sexta-Feira Santa (18), às 19h30.

Diocese Ponta Grossa

11 Comentários

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!