Parque Estadual de Vila Velha vira cenário para documentário sobre trilhas ancestrais utilizadas por povos originários
Ponta Grossa Vitrine

Parque Estadual de Vila Velha vira cenário para documentário sobre trilhas ancestrais utilizadas por povos originários

06/02/2025 | 17:28 Por Redação MZ

Um dos cartões-postais e importante atrativo turístico do Paraná, o Parque Estadual de Vila Velha, localizado em Ponta Grossa (Campos Gerais), foi um dos cenários fundamentais para a produção do documentário “Caminhos do Peabiru”. O curta-metragem resgata a importância das trilhas ancestrais utilizadas por povos originários, com uma extensa parte de seu trajeto no Paraná. O parque, com suas impressionantes formações rochosas e riqueza histórica, foi um ponto de referência importante para o caminho.

O percurso já é trabalhado pelo Governo do Estado, por meio do Programa Rota Turística Caminhos de Peabiru. A produção do documentário joga mais holofotes ao tema, resgatando a memória ancestral que ainda pode ser percebida nos traços geográficos e culturais da região, como o que acontece nas intermediações do Parque Vila Velha.

“Produções como esta são importantes, porque levam um tema atual e pertinente já trabalhado pelo Governo do Estado, a um público mais amplo. Esse trajeto tem grande potencial para fomentar o setor, por isso estamos trabalhando para que os municípios façam adesão ao programa e desenvolvam o caminho, entendendo a importância dele para a história e para o turismo do Paraná”, afirmou Marcio Nunes, secretário de Estado do Turismo.

O trecho do Caminho de Peabiru, no Brasil, tem aproximadamente 1,5 mil quilômetros de extensão. A trilha completa possuía cerca de 4 mil quilômetros e passava também pelos estados de São Paulo e Santa Catarina, estendendo-se até Bolívia e Peru. No Paraná, o trajeto passa por aproximadamente 84 municípios, incluindo Ponta Grossa, onde está o parque.

Anna Vargas, coordenadora de Gestão e Sustentabilidade da Secretaria do Turismo (Setu-PR), explica que é importante exaltar Vila Velha, porque o local, além de compor a rota de povos antigos, também será importante para as iniciativas atuais do Governo do Estado.

“Na releitura atual, onde fazemos o resgate cultural dos Caminhos de Peabiru, Vila Velha é um dos principais atrativos turísticos do Estado por onde o caminho passava. Além da sua importância aos povos originários e ao trajeto em si, o parque também é um importante gerador de fluxo turístico, o que se relaciona com o perfil de visitante que percorrerá o caminho enquanto uma grande rota turística”, diz.

PRODUÇÃO – O filme, dirigido e roteirizado por Juliano De Paula e Bruna Steudel, foi contemplado pelo edital da Embratur “Brasil com S” e estreou na 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes, um dos mais relevantes festivais do País.

Para Bruna Steudel, que também assina a direção e o roteiro, o projeto tem um significado pessoal. “Na produção do roteiro, sabíamos que um local que não poderia deixar de ser gravado era o Vila Velha. Acreditamos na importância histórica do Peabiru, por isso o parque é relevante, porque reúne formações de milhares de anos. Estamos falando de um caminho milenar, pela ótica de povos originários, aliado ao turismo consciente, que cuida de nossos patrimônios”, explica.

ROTA TURÍSTICA – O Governo do Estado, por meio das Secretarias do Turismo, do Planejamento e de outras pastas – com apoio também da Rede Brasileira de Trilhas – já trabalha com o trajeto paranaense do caminho. A instituição da Rota Turística Caminhos de Peabiru aconteceu em novembro do ano passado, quando o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou o Decreto 8.025/2024, estabelecendo o programa.

Com o decreto, ficou definido que a Secretaria do Turismo (Setu-PR) coordene a execução do programa, com foco em viabilizar a iniciativa e promover a integração junto aos municípios paranaenses, Instâncias de Governança Regionais (IGRs), comunidades e outros representantes. A reunião mais recente, com foco na adesão dos municípios, aconteceu em janeiro.

Entre os objetivos específicos do Programa Rota Turística Caminhos do Peabiru estão: estabelecer uma rede integrada de municípios para fortalecer o turismo, consolidando as trilhas de longo curso; fomentar o turismo nas comunidades, promovendo o desenvolvimento sustentável, criando oportunidades de trabalho e renda; e melhorar a conexão entre áreas naturais protegidas e os corredores ecológicos na conservação da biodiversidade.

VILA VELHA – Localizado a apenas uma hora de Curitiba, o local é o primeiro parque estadual criado no Paraná, em 1953, e atualmente é uma concessão do Governo do Estado do Paraná, por meio do Instituto Água e Terra, à Soul Vila Velha, uma empresa do Grupo Soul Parques.

O reconhecimento da importância do documentário para a valorização do parque também vem do próprio gestor do Parque Estadual de Vila Velha, Leandro Ribas.

“Projetos como o documentário ajudam a reforçar a relevância histórica e cultural do atrativo, conectando-o não apenas à sua importância geológica, mas também ao seu papel na história do Brasil e da América do Sul. O cinema é uma ferramenta poderosa para despertar a curiosidade e incentivar mais pessoas a conhecerem e valorizarem este patrimônio natural e cultural”, destaca.

Informações: Agência Estadual de Notícias 

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!