Em uma movimentação surpreendente para o futebol brasileiro, o Vasco da Gama anunciou oficialmente a contratação de Philippe Coutinho. Aos 32 anos, o meia-atacante retorna ao clube que o viu nascer para o futebol, depois de uma jornada de 14 anos fora do país.
Coutinho, que começou sua carreira na base do Vasco, expressou seu contentamento com o retorno: “É um sentimento de muita felicidade, alegria e ansiedade. Vivi muito tempo fora, então realmente é um sentimento de estar voltando pra casa, para o lugar onde fui criado, para o lugar que eu amo, o clube que eu amo. Todo mundo sabe, minha família, o quanto eu estou feliz e eles todos estão felizes por essa volta”, afirmou o jogador.
O retorno de Coutinho ao Vasco se dá por meio de um empréstimo junto ao Aston Villa, da Inglaterra, onde o brasileiro tinha vínculo até julho de 2026. Na última temporada, ele defendeu as cores do Al-Duhail, do Qatar.
A negociação para trazer Coutinho de volta ao Vasco durou cerca de dois meses e foi tratada com cautela pelo presidente do clube, Pedrinho, que demonstrava otimismo nos últimos dias.
Philippe Coutinho iniciou sua trajetória no Vasco e foi vendido em 2008 para a Inter de Milão, da Itália, em uma transação que na época girou em torno de 3,8 milhões de euros, aproximadamente R$ 10 milhões. Desde então, o meia-atacante acumulou passagens por grandes clubes europeus como Inter de Milão, Espanyol, Liverpool, Barcelona e Aston Villa, além de ter defendido o Al-Duhail no Oriente Médio.
Internacionalmente reconhecido, Coutinho também integrou a seleção brasileira em diversas competições importantes, como a Copa do Mundo de 2018 e a conquista da Copa América em 2019.