Ponta Grossa registra rajadas de vento de quase 40 km/h durante alerta de temporal
Ponta Grossa

Ponta Grossa registra rajadas de vento de quase 40 km/h durante alerta de temporal

21/09/2026 | 13:21 Por Redacao

Cidade está sob alerta laranja, com previsão de chuva intensa, ventos fortes e possibilidade de granizo

Ponta Grossa registrou rajadas de vento de até 39 km/h na manhã desta segunda-feira (21), em meio a um alerta para tempestades na cidade e em outras regiões do Paraná.

De acordo com os dados da estação meteorológica do Simepar em Ponta Grossa, às 11h, a velocidade média do vento era de 17,6 km/h, enquanto as rajadas chegavam a 30,2 km/h.

Na atualização das 11h15, as rajadas alcançaram 39 km/h. Naquele momento, os termômetros marcavam 27,4°C, com sensação térmica de 29°C.

O monitoramento indicava ainda ausência de precipitação no horário da medição.

Ponta Grossa está sob alerta laranja

O Instituto Nacional de Meteorologia mantém Ponta Grossa sob alerta laranja de tempestade nesta segunda-feira (21), com validade até as 23h59.

O aviso prevê possibilidade de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, ou acumulados de 50 a 100 milímetros ao longo do dia.

Também são previstos ventos intensos, com velocidades entre 60 e 100 km/h, além da possibilidade de queda de granizo.

As velocidades previstas pelo alerta correspondem à intensidade dos ventos durante as tempestades e não às rajadas já registradas em Ponta Grossa durante a manhã.

Temporais podem provocar alagamentos e queda de árvores

Segundo o alerta meteorológico, as condições podem provocar interrupções no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores, danos em plantações e alagamentos.

A instabilidade está relacionada ao avanço de uma frente fria sobre a Região Sul, com influência da atuação de um ciclone extratropical no Oceano Atlântico.

A combinação dos sistemas meteorológicos favorece a formação de nuvens de tempestade, chuvas intensas e aumento da velocidade dos ventos.

A previsão indica que as condições de instabilidade devem permanecer ao longo desta segunda-feira, com possibilidade de temporais em diferentes regiões do Paraná.

Defesa Civil orienta população

Diante do risco de tempestades, a orientação é evitar permanecer debaixo de árvores durante as rajadas de vento, devido ao risco de quedas e descargas elétricas.

Também é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Os moradores também podem receber alertas meteorológicos da Defesa Civil diretamente no celular. Para isso, basta enviar uma mensagem SMS com o CEP da residência para o número 40199.