Prefeito é preso em operação que investiga desvio de verbas e fraudes em contratos públicos no PR
Política Vitrine

Prefeito é preso em operação que investiga desvio de verbas e fraudes em contratos públicos no PR

29/05/2025 | 10:02 Por redacao mz

O prefeito do município de Mato Rico, Edelir Ribeiro (MDB), foi preso preventivamente na tarde de quarta-feira (28) durante uma ofensiva do Ministério Público do Paraná (MPPR), batizada de Operação Cercados. A investigação mira um suposto esquema de desvios de dinheiro público e manipulação de licitações e contratos envolvendo uma cooperativa da região.

Além do chefe do Executivo municipal, outras sete pessoas são alvos da ação — entre elas, seis servidores da prefeitura e o ex-presidente da cooperativa investigada. O grupo teve bens bloqueados no valor de R$ 1,881 milhão, quantia que poderá ser usada para reparar os danos causados aos cofres públicos, caso as irregularidades sejam comprovadas.

O pedido de prisão partiu do Núcleo Criminal da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos (Subjur) do MPPR e foi autorizado pelo Tribunal de Justiça do Paraná. Ao todo, seis denúncias criminais foram oferecidas contra o prefeito e os demais investigados.

No campo cível, o Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria), em conjunto com a 2ª Promotoria de Justiça de Pitanga, ajuizou sete ações: cinco por improbidade administrativa e duas por corrupção empresarial, que envolvem o prefeito, os servidores, a cooperativa e seu ex-dirigente.

A apuração está sendo conduzida em parceria entre o Gepatria e a Subjur, com apoio da Promotoria de Pitanga e do núcleo de Guarapuava do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). A operação segue em andamento, e novas medidas não estão descartadas.

O que ele disse?

Em nota, o prefeito se manifestou:

“Diante dos recentes acontecimentos, reafirmamos com firmeza nossa total confiança na Justiça e nas instituições democráticas do nosso país. Acreditamos no Estado de Direito e no papel fundamental dos órgãos competentes na apuração dos fatos, sempre com responsabilidade, imparcialidade e respeito à legalidade.

O prefeito, com a consciência tranquila de quem sempre agiu com honestidade e respeito à população, está absolutamente à disposição das autoridades para prestar todos os esclarecimentos que se fizerem necessários. Desde o início de sua gestão, pautou sua conduta pela transparência, pelo zelo com os recursos públicos e pelo compromisso inabalável com o bem coletivo.

Temos plena convicção de sua inocência e acreditamos que, ao final de todo esse processo, a verdade será restabelecida e qualquer dúvida será devidamente esclarecida. A confiança da população, construída com trabalho sério e resultados concretos, é o maior patrimônio de nossa administração — e seguiremos firmes, com serenidade e responsabilidade, cumprindo nosso dever de servir à comunidade”, disse o comunicado.