Geral Mundo Vitrine

Presidente da Autoridade Palestina pede ao secretário dos EUA “cessação imediata” da guerra

05/11/2023 | 15:12 Por Nara Souza Modificado em 05, novembro, 2023 3:12

Em reunião com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, realizada neste domingo (5), o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, pediu “cessação imediata da guerra destrutiva”.

Segundo a apuração da CNN, Abbas também enfatizou a necessidade de rápida assistência humanitária para a Faixa de Gaza, incluindo suprimentos médicos, alimentos, água, eletricidade e combustível.

Blinken se reuniu com Abbas em Ramallah, em meio à escalada do conflito na Cisjordânia após o ataque do Hamas a Israel no dia 7 de outubro.

Os dois se encontraram duas vezes na Jordânia durante a viagem de Blinken à região no mês passado, logo após o primeiro ataque do Hamas. Abbas questionou o silêncio sobre o assassinato de 10 mil palestinos.

O presidente também se posicionou contra o deslocamento de palestinos de Gaza, da Cisjordânia ou de Jerusalém, e rejeitou veementemente as ações. Pelo menos 150 palestinos foram mortos na Cisjordânia desde o dia 7 de outubro, de acordo com o Ministério da Saúde.

Abbas enfatizou que a segurança e a paz poderão ser alcançadas com o fim da ocupação de Israel do território palestiniano, “com Jerusalém Oriental como capital, com base nas fronteiras de 1967”.

Ele disse ainda que Gaza é parte integrante do Estado da Palestina. Abbas negou a legitimidade do Hamas como representantes do povo palestino.

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!


Chat online
1
Fale com o Portal MZ!
Tudo bem?
Fique à vontade para mandar mensagem :)
Faça parte do nosso grupo do Whatsapp!!